versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Festa de aniversário (para fazer com o grupo)






Sermão: a importância de cada criança para o reino de Deus

Texto: I corintios 12:12-26 (através dessa passagem dá para se fazer muitas atividades sobre a importância da criança para o reino de Deus)

Material necessario: cartolina preta no formato A4, cartolina branca do mesmo tamanho que a preta, caneta pilot preta, cola.

Preparativos: Desenhe com a caneta pilot um quebra cabeça. Recorte bem no meio uma das figuras do quebra-cabeça. Cole a cartolina branca na preta. O quebra cabeça estará todo montado (na cartolina branca), faltando apenas a peça que você recortou.

Mensagem: veja esta figura. O que você pode me dizer? (crianças:" é um quebra cabeça") Ele está completo? ("nãaaaaao") falta uma peça nele. Sabe, um quebra-cabeça nunca é bonito assim. Sempre vai faltar alguma coisa. Mas, (coloque a figura que você recortou) e agora, ela está completo? (estaaaaaaaá) Sabe, você parece esta figura. Você faz falta. Para os seus amigos você é importante, para a sua família você é importante, para a igreja você é importante. Sem você, estes lugares não estão completos. você é importante, pois faz muita falta, assim como faz falta uma peça no quebra cabeça.


fonte: manual pratico para o culto infantil


sábado, 19 de janeiro de 2013

CORRIDA DE OBSTÁCULOS


Jogam dois corredores, que deverão percorrer uma distância e chegar ao fim, enfrentando obstáculos (os obstáculos serão pessoas curvadas escritos as obras da carne que temos que vencer – Gálatas 5:19-22). Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.

XADREZ HUMANO


Joga uma dupla de cada vez. Antes de jogar fala-se um versiculo ou faz uma pergunta. Em alguns pedaços de papel, escreve-se números de 1 a 12. Em outros pedaços de papel, escreve-se 4 partes do corpo (MÃO, PÉ, BUNDA, CABEÇA). No chão, faz-se um grande quadrado dividido em 12 quadradinhos, de aproximadamente 40 cm cada, numerados de 1 a 12. Tira PAR ou IMPAR pra ver quem começa. É feito o sorteio de número e de parte do corpo. A missão é colocar a parte do corpo sorteada no número sorteado. Ex.: Cabeça no 7, Pé no 11... E por aí vai até alguém se desequilibrar. Quem ganhar, escolhe o novo adversário. Vence o campeão da última rodada.

PASSA OU REPASSA (Perguntas)


Todos brincam. Porém, em cada rodada, um jogador de cada equipe participará. Seria interessante que as perguntas fossem ligadas a um único tema em cada vez que esse jogo for praticado. Será feita uma pergunta (sem alternativas) para um dos participantes. Se ele responder corretamente, dá uma tortada na cara do rival, ou vice-versa, se ele errar. Se ele não souber, ele passa. Se o adversário não souber, ele repassa. Se, mesmo assim, o primeiro não souber, ou errar, o seu rival dará uma tortada na cara dele. Porém, se ele acertar, é ele quem dá a tortada. Vence a equipe que acertar mais perguntas e, claro, receber menos tortadas. OBS.: Fazer dezenas de tortas pode sair mais barato do que parece. Basta sentar e pensar em ingredientes baratos que podem render vários pratos de torta. Ex.: Lama.

ESTOURA-BEXIGA (memorização de versiculos)


Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua. Assim que estourar a bexigar pegar o versiculo escrito dentro da bexiga estourada e falar. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

COMO FAZER POMPONS

Cortar uma pequena tira de papelão. Quanto menor a tira, menor será o pompom. Dê a volta na tira várias vezes (20-30 vezes). Tira a bolinha de lã pela lateral do papelão. Amarra o fio pelo centro da bolinha. Corta todas as pontas para ficarem espetadinhas.

MASSINHA DE MODELAR

1 XICARA DE FARINHA DE TRIGO
1/2 XICARA DE SAL
1 COLHER DE SOPA DE OLEO
1 XICARA DE AGUA
CORANTE LIQUIDO COMESTIVEL
2 COLHERES DE CHA DE CREMOR DE TÁRTARO (ENCONTRA-SE EM LOJAS DE MATERIAL PARA FAZER DOCES)

Coloque a cor desejada na água e misture todos os ingredientes sobre fogo brando, até que a massa se torna uma bola grudada na colher.
Despeje sobre a mesa e amasse até ficar homogênea e lisa. Pode guardar em pote ou saco plástico por tempo indeterminado. O cremor de tártaro é o ingrediente secreto que mantém a massinha por muito tempo.

PIQUE-LATA


O perseguidor conta até 20 enquanto as outras crianças se escondem, daí ele sai procurando quem está escondido. Existe uma lata e toda vez que o pegador achar um dos companheiros escondidos, deve ir até à lata e chutá-la, dizendo "jesus ama fulano r". Para se salvar, o escondido tem que chutar a lata e dizer "Jesus me salva". O primeiro que foi encontrado será o próximo pegador, mas isso pode ser evitado se o último escondido chutar a lata e dizer "Jesus salve a todos". Aí, o mesmo pegador volta a procurar.

PÉ COM PÉ (FIRMADOS NA ROCHA)


Corrida de duplas de ida e volta onde um participante sobe no pé do parceiro. Na ida, o que está pisado deverá correr. Na volta, ele pulará (de costas). E cada dupla vai falando estamos firme na Rocha que é Jesus Cristo. Ganha quem chegar primeiro.

PULA OBSTACULOS COM CRISTO


o primeiro participante fica de quatro , o segundo participante que for pular grita VENCENDO COM JESUS , e fica na mesma posição mais adiante, os demais participantes fazem a mesma coisa , pula e grita VENCENDO COM JESUS e assim vai pulando e falando , as crianças devem entender que somente venceremos os obstaculos quando estamos com Cristo Jesus.

TÚNEL(PASSA BIBLIA)


Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do LIDER, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente e entregar a biblia, quando chegar no ultimo da fila ele pega a biblia e passa por debaixo e assim sucessivamente. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.

DENTRO E FORA DA PRESENÇA DE DEUS


Idêntico ao morto para o pecado e ressuscitado com cristo , mas ao invés de... MORTO > Agachado / ressucitado > Em pé. É assim: DENTRO DA PRESENÇA DE DEUS > Dentro do círculo / FORA DA PRESENÇA DE DEUS> Fora do círculo.

JESUS ME AMA


É como se uma noiva fosse jogar o buquê, mas no lugar do buquê é uma bola. Os participantes se agrupam e o lider deverá joga a bola para trás. O lider diz: "JESUS ME AMA". E os participantes: "SIM". lider: "Por cima ou por baixo?". Conforme a escolha dos participantes, o lider deverá jogar a bola ou por cima ou por debaixo das pernas. Se a bola cair no chão, eles podem pegá-la. Quem pegar a bola é o próximo a jogar.

BOLA (Decorar Versiculos)


É uma brincadeira de bola. Os jogadores vão jogando a bola um para o outro, e o objetivo é falar cada palavra do versículo do dia (coloca no quadro negro ou repete para as crianças pequenas) quem deixar cair a bola , vai saindo da brincadeira.

GUERRA DE PAPEL (pecados)


Jogam duas equipes em dois campos distintos, separados por um espaço. Cada equipe terá à sua disposição vários papeis(BOLINHA) escrito com os pecados de Galatas 5:19-21 Elas começarão a jogar esses papeis no campo adversário, que deverá fazer o mesmo. O Objetivo é tirar os papeis(BOLINHA) de pecados do seu campo e jogar no adversário. No fim do tempo, o mestre faz a contagem. A equipe que tiver menos papel em seu campo é a vencedora.

JESUS ESTÁ VOLTANDO!


O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar "JESUS ESTÁ VOLTANDO". Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.

BIBLIA CANTADA


O mesmo objetivo da "biblia - palavra de Deus". A única diferença é que, ao invés de falar LEIA MAIS A BÍBLIA OU JÁ LEU BASTANTE, a pessoa deverá cantar uma música. Se tiver mais distante, quem escondeu A BIBLIA cantará baixo. Se mais perto, cantará alto. O volume da voz irá variar conforme a proximidade dos participantes. As demais regras são as mesmas.

RESGATE (amor mútuo entre as pessoas)


Resgastar as pessoas do caminho mau.
Idêntico ao "Bandeirinha SALVAÇÃO". Porém, no lugar da bandeirinha, será colocado uma pessoa do grupo adversário(irmão/irmã). O objetivo é tocar nessa pessoa e salvá-la. Quando ela é tocada, ela pode correr. Porém, se for congelada, deverá ser tocada por alguém. Ganha o time que resgatar mais vezes.

BANDEIRINHA (SALVAÇÃO)


Jogam dois grupos, cada um com seu campo e sua BANDEIRA DA SALVAÇÃO. No fundo de cada campo, coloque a "BANDEIRA DA SALVAÇÃO" do time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz "A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA". O Objetivo é TOMAR POSSE da BANDEIRA DA SALVAÇÃO do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a BANDEIRA DA SALVAÇÃO adversária mais vezes.