versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

MASSINHA DE MODELAR

1 XICARA DE FARINHA DE TRIGO
1/2 XICARA DE SAL
1 COLHER DE SOPA DE OLEO
1 XICARA DE AGUA
CORANTE LIQUIDO COMESTIVEL
2 COLHERES DE CHA DE CREMOR DE TÁRTARO (ENCONTRA-SE EM LOJAS DE MATERIAL PARA FAZER DOCES)

Coloque a cor desejada na água e misture todos os ingredientes sobre fogo brando, até que a massa se torna uma bola grudada na colher.
Despeje sobre a mesa e amasse até ficar homogênea e lisa. Pode guardar em pote ou saco plástico por tempo indeterminado. O cremor de tártaro é o ingrediente secreto que mantém a massinha por muito tempo.

PIQUE-LATA


O perseguidor conta até 20 enquanto as outras crianças se escondem, daí ele sai procurando quem está escondido. Existe uma lata e toda vez que o pegador achar um dos companheiros escondidos, deve ir até à lata e chutá-la, dizendo "jesus ama fulano r". Para se salvar, o escondido tem que chutar a lata e dizer "Jesus me salva". O primeiro que foi encontrado será o próximo pegador, mas isso pode ser evitado se o último escondido chutar a lata e dizer "Jesus salve a todos". Aí, o mesmo pegador volta a procurar.

PÉ COM PÉ (FIRMADOS NA ROCHA)


Corrida de duplas de ida e volta onde um participante sobe no pé do parceiro. Na ida, o que está pisado deverá correr. Na volta, ele pulará (de costas). E cada dupla vai falando estamos firme na Rocha que é Jesus Cristo. Ganha quem chegar primeiro.

PULA OBSTACULOS COM CRISTO


o primeiro participante fica de quatro , o segundo participante que for pular grita VENCENDO COM JESUS , e fica na mesma posição mais adiante, os demais participantes fazem a mesma coisa , pula e grita VENCENDO COM JESUS e assim vai pulando e falando , as crianças devem entender que somente venceremos os obstaculos quando estamos com Cristo Jesus.

TÚNEL(PASSA BIBLIA)


Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do LIDER, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente e entregar a biblia, quando chegar no ultimo da fila ele pega a biblia e passa por debaixo e assim sucessivamente. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.

DENTRO E FORA DA PRESENÇA DE DEUS


Idêntico ao morto para o pecado e ressuscitado com cristo , mas ao invés de... MORTO > Agachado / ressucitado > Em pé. É assim: DENTRO DA PRESENÇA DE DEUS > Dentro do círculo / FORA DA PRESENÇA DE DEUS> Fora do círculo.

JESUS ME AMA


É como se uma noiva fosse jogar o buquê, mas no lugar do buquê é uma bola. Os participantes se agrupam e o lider deverá joga a bola para trás. O lider diz: "JESUS ME AMA". E os participantes: "SIM". lider: "Por cima ou por baixo?". Conforme a escolha dos participantes, o lider deverá jogar a bola ou por cima ou por debaixo das pernas. Se a bola cair no chão, eles podem pegá-la. Quem pegar a bola é o próximo a jogar.

BOLA (Decorar Versiculos)


É uma brincadeira de bola. Os jogadores vão jogando a bola um para o outro, e o objetivo é falar cada palavra do versículo do dia (coloca no quadro negro ou repete para as crianças pequenas) quem deixar cair a bola , vai saindo da brincadeira.

GUERRA DE PAPEL (pecados)


Jogam duas equipes em dois campos distintos, separados por um espaço. Cada equipe terá à sua disposição vários papeis(BOLINHA) escrito com os pecados de Galatas 5:19-21 Elas começarão a jogar esses papeis no campo adversário, que deverá fazer o mesmo. O Objetivo é tirar os papeis(BOLINHA) de pecados do seu campo e jogar no adversário. No fim do tempo, o mestre faz a contagem. A equipe que tiver menos papel em seu campo é a vencedora.

JESUS ESTÁ VOLTANDO!


O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar "JESUS ESTÁ VOLTANDO". Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.

BIBLIA CANTADA


O mesmo objetivo da "biblia - palavra de Deus". A única diferença é que, ao invés de falar LEIA MAIS A BÍBLIA OU JÁ LEU BASTANTE, a pessoa deverá cantar uma música. Se tiver mais distante, quem escondeu A BIBLIA cantará baixo. Se mais perto, cantará alto. O volume da voz irá variar conforme a proximidade dos participantes. As demais regras são as mesmas.

RESGATE (amor mútuo entre as pessoas)


Resgastar as pessoas do caminho mau.
Idêntico ao "Bandeirinha SALVAÇÃO". Porém, no lugar da bandeirinha, será colocado uma pessoa do grupo adversário(irmão/irmã). O objetivo é tocar nessa pessoa e salvá-la. Quando ela é tocada, ela pode correr. Porém, se for congelada, deverá ser tocada por alguém. Ganha o time que resgatar mais vezes.

BANDEIRINHA (SALVAÇÃO)


Jogam dois grupos, cada um com seu campo e sua BANDEIRA DA SALVAÇÃO. No fundo de cada campo, coloque a "BANDEIRA DA SALVAÇÃO" do time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz "A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA". O Objetivo é TOMAR POSSE da BANDEIRA DA SALVAÇÃO do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a BANDEIRA DA SALVAÇÃO adversária mais vezes.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pescaria

Recorte em cartolinas de diversas cores silhuetas de peixes. Em cada peixe, escreva nomes de amigos de Jesus: Maria, Lázaro, João, Marta, Pedro, etc. Faça um furo na cabeça do peixe e passe um fio de arame e faça uma argola.
Em uma bacia ou caixa de areia, serragem ou papel picado, coloque os peixes. Prepare uma vara com um fio e um gancho na ponta, para que  as crianças possam pescar "amigos" de Jesus. (pode também colocar os versiculos para decorar nos peixes em vez dos nomes dos amigos de Jesus.)
Pescaria é uma atividade que todas as crianças gostam. Organize-as em fila, para que todas possam participar. A cada peixinho tirado, faça comentários sobre os amigos de Jesus (ou a criança recita juntamente com a(o) professora(o) o versiculo tirado. Diga que Jesus quando menino tinha amigos, quando ele cresceu tinha amigos, porque Jesus amava as pessoas.

sábado, 1 de setembro de 2012

Ajuda Missionária para as crianças da Àfrica

Desde o primeiro dia em que o Pr. Eliel Gomes chegou em Moçambique, a questão da criança Africana lhe incomodava bastante. Todos estes anos ele se dedicou ao máximo em atender várias áreas da obra missionária, especialmente o aspecto social o qual é de extrema importância nestes países destruídos ao longo dos anos pela exploração colonial, guerras, escravidão, etc. Depois de muito orar, Deus mostrou ao Pr. Eliel, uma forma simples e objetiva de sair do campo do planejamento, das duvidas, medos, incertezas e inquietações e partir para uma ação efetiva contra a pobreza, a miséria, a desnutrição que atingem mais de 80% da população infantil neste continente. Ainda que contando apenas com um pequeno apoio e algumas promessas, iniciou no mês de Setembro/2011, na cidade de Dondo, em Moçambique a primeira fase de um projeto ao qual está sendo chamando de OPERAÇÃO RESGATE, pois o objetivo é RESGATAR OS FILHOS DA ESPERANÇA, nome que ele deu aos milhões de crianças moçambicanas que vivem em condição de extrema pobreza. O projeto é simples e consiste basicamente nesta fase inicial em fornecer uma alimentação de qualidade para crianças na faixa dos 03 aos 10 anos de idade. Escolheu uma de suas igrejas, selecionou cerca de 60 crianças, e o que mais o impressionou foi que, eles mediram e pesaram cada uma delas e tomando por base a fórmula fornecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para se calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), ou seja, na relação peso/altura, qual o mínimo que um ser humano pode ter, que é de 18.5 a 25.0; verificou-se que 98% das crianças que foram selecionadas está muito abaixo do mínimo estabelecido por esse órgão internacional. Na verdade, das 60 crianças, somente duas apresentaram IMC acima de 18.5. Esta foi uma constatação terrível que apenas comprovou aquilo que já havia se confirmado ao longo destes 23 anos de trabalho missionário. 
EU QUERO TE CONVIDAR A SER PARTE DESTE GRANDE DESAFIO, AJUDE A CUIDAR DESTAS CRIANÇAS E DAR A ELAS A CHANCE DE PODEREM SOBREVIVER.
Acesse o Site e saiba mais sobre o Trabalho desenvolvido na Africa
http://www.pastorgomes.com
eliel@sosafricaministry.org

Tel:+ 27 11 435.9457 / + 27 83 442.3646

Vídeo abaixo - sobre o PROJETO CRESCER -  S.O.S ÁFRICA
http://youtu.be/KnJ51rw6fQ0

VOCÊ FAZ MISSÕES USANDO TUAS MÃOS: QUANDO VOCÊ OFERTA Á OBRA MISSIONÁRIA.
VOCÊ FAZ MISSÕES USANDO TEUS JOELHOS: QUANDO VOCÊ ORA PELAS ALMAS PERDIDAS E PELOS MISSIONÁRIOS QUE ESTÃO NO CAMPO.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

NOITE DO JORNAL

Preparativos: Tenha disponíveis revistas e jornais velhos. Esta programação pode ser realizada para encerrar uma tarde em que o grupo arrecadou revistas e jornais velhos na vizinhança para venda beneficiente. Evento: Dirija várias brincadeiras, todas elas usando revistas e jornais. •Cada pessoa deve sortear o nome de outra e receber uma ou mais folhas de revista. Deve dobrar, rasgar ou amassar o papel de modo que possa representar alguma característica daquela pessoa. Por exemplo, pode-se preparar uma bola para alguém que goste de jogar basquete. No final, dirija alguns momentos de compartilhar e dê oportunidade para a troca de "presentes". •Vá de papel! (Revezamento) Divida o grupo em times e entregue a cada pessoa duas folhas de jornal. Um a um, os integrantes dos times devem caminhar até determinado alvo e depois voltar ao ponto de partida, pisando sempre no papel: pisam na folha da frente com os dois pés, voltam-se e pegam a folha de trás, colocam-na adiante e des locam-se para frente repetindo a operação. Vence o time que completar a atividade no menor tempo. • Forme vários times que devem vestir um de seus integrantes com roupas de jornal. O personagem representado deve ser o mesmo para todos os times (p. Êx.: uma noiva, um bombeiro, um personagem de história em quadrinhos, etc). O time que conseguir melhor caracterizar o personagem recebe um prêmio. Se possível, os times devem trabalhar em salas diferentes. •Prepare uma lista de ilustrações que cada time deve "caçar" em revistas: pessoas dando risadas, um casal de idosos, cena de um jogo de basquete, um bolo de aniversário, etc. Entregue a mesma quantidade de revistas a cada time. Aquele que completar primeiro a tarefa é o vencedor. •Divida a sala ou quintal em duas partes e erga uma barreira com cadeiras, cordas, etc. Cada time fica de um lado e recebe uma pilha de jornais. Dado um sinal, os times devem fazer bolas de jornal e atirar para o outro lado. Os times podem se defender, mas as bolas que caírem no chão não podem ser recolhidas. Passados cinco minutos, o time que tiver menor quantidade. fonte: 101 ideias criativa para grupos pequenos