versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

sábado, 26 de janeiro de 2013

A GRANDE AVENTURA DE PAULO


Paulo e seus soldados estavam viajando para Damasco, onde iam prender todos os cristãos que pudessem encontrar e trazê-los acorrentados a Jerusalém para serem julgados e castigados severamente. Ele os odiava com todas as forças do seu coração, e achava que estava agradando a Deus quando os maltratava, pois os cristãos acreditavam que o caminho para o Céu era crer em Jesus Cristo, em vez de ser a obediência às leis judaicas. Esta crença fez com que os judeus ficassem furiosos, e Paulo achava que era uma ofensa a Deus falar que Cristo era o Salvador, pensando que Jesus fosse um perigoso vigarista que havia levado o povo para longe das verdades de Deus. Paulo, como um líder e moço judeu, levava muito a sério tudo o que fazia e esta era a razão de ele estar viajando para Damasco, tão furioso naquele dia. Paulo queria perseguir os cristãos daquela cidade até morrer e acabar de uma vez com o cristianismo.

Mas Deus encarregou-se deste caso: de repente, quando Paulo estava andando pela estrada, uma grande luz brilhou do céu sobre ele, e uma voz falou:
"Saulo, por que você está me perseguindo?" disse o Senhor. (Saulo era o outro nome de Paulo antes de ele ficar cristão).
Como você pode imaginar, Paulo tremeu tanto que caiu no chão. Mas perguntou: "Quem é o Senhor?"
E o Senhor respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo."
Então Paulo, caído ali, tremendo e completamente vencido, perguntou: "Senhor, o que tenho que fazer agora?"
E o Senhor disse: "Levante-se, vá para a cidade e lá mos­trarei o que você terá que fazer."
Os homens que estavam com Paulo ouviram a voz tam­bém, mas não viram ninguém. Eles estavam sem fala, cheios de surpresa e medo mas ajudaram Paulo a levantar-se do chão. Paulo, porém, estava completamente cego e eles tiveram que guiá-lo pela mão até à cidade. Durante três dias ele continuou cego e nesse tempo todo não comeu, nem bebeu.
Naqueles dias, o Senhor apareceu a um homem chamado Ananias, que O amava e que morava em Damasco, e o man­dou falar com Paulo. "Vá à Rua Direita", disse o Senhor a Ananias, "e pergunte onde é a casa de Judas. Lá você vai encontrar Saulo de Tarso orando." (Saulo era o outro nome de Paulo).
Ananias foi, mas estava com bastante medo, pois, como todos os cristãos, já tinha ouvido falar de Paulo, e sabia muito bem o que ele queria fazer em Damasco.
O Senhor disse então: "Não se preocupe, Ananias, porque Eu escolhi Paulo para levar o Evangelho aos gentios e aos reis, e ele vai sofrer bastante por amar o meu nome."
Então, Ananias foi, encontrou Paulo e colocou suas mãos sobre ele. Nesse momento Paulo enxergou outra vez e logo foi baptizado, começando imediatamente a pregar aos judeus que Cristo era o Filho de Deus ressuscitado.
E, é claro, todas as forças de Satanás ficaram contra Paulo. Os judeus tentaram matá-lo e, certa vez, ele só escapou porque os cristãos, usando cordas, o desceram num cesto pelos muros da cidade.
Ele voltou então seguro para Jerusalém, e tentou reunir-se aos cristãos, mas todos estavam com medo dele. Até que Barnabé, um cristão muito conhecido, levou-o a uma das reuniões secretas que eles faziam e contou como o Senhor mesmo havia aparecido a Paulo no caminho de Damasco, e como ele era agora um cristão, também. Paulo, então, começou logo a pregar com coragem em Jerusalém, mas outra vez os judeus quiseram matá-lo para fazê-lo calar-se. Então, ele foi enviado à cidade de Tarso; e a igreja de Jerusalém ficou em paz por algum tempo porque Saulo, seu grande inimigo, havia abandonado o trabalho de perse­gui-los, e era agora um grande amigo.
Paulo foi o maior missionário e líder da Igreja daqueles dias. Passou sua vida viajando de cidade em cidade, pre­gando o Evangelho de Cristo aos judeus escolhidos para ouvirem a mensagem, mas pregou especialmente aos gentios (isto é, aqueles que não eram judeus), pois eles nunca tinham ouvido falar que Deus os amava.
Teve uma vida longa, solitária, terrível, dura, cheia de prisões, cadeias, maus tratos, surras, e uma vez ele foi ape­drejado tanto que quase morreu. Mesmo assim, foram dias felizes porque Deus usava Paulo poderosamente por onde ele passava. Pequenas igrejas se abriam e daquelas igrejas surgiam muitas outras, e, quando Paulo ficou velho, milha­res e milhares de pessoas tinham ouvido o Evangelho por seu intermédio, e foram salvas e acreditavam no Senhor.
Entretanto, Paulo escrevia sempre para as igrejas de várias cidades, ensinando-as, encorajando-as, repreendendo algumas vezes, outras, alegrando-se com elas, e ajudando-as em tudo que podia com seus conselhos, vindos de Deus. Algumas destas cartas foram guardadas para nós e são uma parte da Bíblia.
Amanhã começaremos a ler sua importante carta para a igreja de Roma que tem transformado muitas vidas. Apesar de ter sido escrita por Paulo, ela é, na realidade, uma carta vinda de Deus para todos nós. Pode ser que ela mude nossas vidas também.

RESPONDA ÀS PERGUNTAS:
1. Por que Paulo ia a Damasco? —
2. O que aconteceu a Paulo no caminho?
3. Como Paulo se curou da cegueira?
4. Como foi que ele usou sua vida daí por diante?
5. O que aconteceu com as cartas que ele escreveu?
ORAÇÃO: Querido Deus, nós Te agradecemos por Jesus e Seu poder. Obrigado porque Tu apareceste a Paulo no caminho de Damasco, e por teres feito que ele entendesse que Jesus é o Filho de Deus, que morreu para nos salvar. Obrigado por Paulo ter ido a todos os lugares pregando o Evangelho, mesmo tendo que ser preso e maltratado por falar de Cristo. Obrigado por ele ter escrito estas cartas que nos ajudam tanto. Em nome de Jesus. Amém.

Fonte: cartas vivas para crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário