versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CARVÃO PARA CHURRASCO









O pequeno Zeca entra em
casa, batendo os pés no
assoalho com força. Seu
pai, que estava indo para
o quintal fazer alguns
serviços na horta, ao ver
aquilo, chama o menino
para uma conversa. Zeca,
de oito anos de idade, o
acompanha desconfiado.
Antes que seu pai dissesse
alguma coisa, fala irritado:
  • Pai, estou com muita raiva.
O Juca não deveria ter feito
isso comigo. Desejo tudo de ruim
pra ele, quero matar esse cara. 
Seu pai, um homem simples,
mas cheio de sabedoria, escuta
calmamente o filho que
continua a reclamar:
-O Juca me humilhou na
frente dos meus amigos.
Não aceito isso! Gostaria
que ele ficasse doente
sem poder ir para a escola.


O pai escuta tudo calado
enquanto caminha até um abrigo
onde guardava um saco cheio de carvão.
Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o
acompanhou calado. Zeca vê o saco ser aberto e,
antes mesmo que pudesse fazer uma pergunta, o
pai lhe propõe algo:

  • Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando
no varal é o seu amigo Juca, e que cada pedaço de carvão é um mau
pensamento seu endereçado a ele.
Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa,
até o último pedaço. Depois eu volto para ver como
ficou.



O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos
à obra. O varal com a camisa estava longe, e poucos pedaços
acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a
tarefa. O pai, que espiava tudo de longe, se aproxima do menino
e lhe pergunta:
-Filho, como está se sentindo agora?
-Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos
pedaços de carvão na camisa.



O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela
brincadeira, e com carinho lhe diz:
-Venha comigo até meu quarto, pois quero mostrar-lhe uma coisa.
O filho acompanha
o pai até o quarto e
é colocado na frente
de um espelho, onde
pode ver todo o seu
corpo. Que susto!
Só se conseguia
enxergar os dentes
e os olhinhos do
garoto.



 O pai, então, lhe diz ternamente:
-Filho,você viu que a camisa quase não ficou suja, mas olhe só para
você: está todo sujo. O mal que desejamos aos outros é como o que
lhe aconteceu. Por mais que
possamos atrapalhar a
vida de alguém com
nossos pensamentos,
a borra, os resíduos
e a fuligem ficam
sempre em nós
mesmos.
Cuidado com seus pensamentos:
eles se transformam em palavras.
Cuidado com as palavras: elas se transformam em ações.
Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos.
Cuidado com seus hábitos: eles moldam o seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele decidirá o seu destino.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário