versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DINÂMICA: VOANDO ALTO

VERSO BÍBLICO: "Converta-se ao Senhor...e torne-se para o nosso Deus, pois grandioso é em perdoar" Isaías 55:7

PROPOSTA: Apresentar aos juvenis as vantagens da conversão. De voltar atrás. De mudar o curso da vida, quando estamos indo para caminhos errôneos.

Professor: Conte para seus alunos a história de Jonas e os Ninivitas. Destaque que os Ninivitas eram arrogantes, idólatras, cruéis.
Um dia um profeta chamado Jonas chega em sua cidade e anuncia o "fim do mundo". A destruição era certa, porém o impossível aconteceu. Desde o Rei até o mais humilde morador de Ninive, todos se converteram. Mudaram de rumo. Voltaram 180 graus. O castigo foi suspenso e todos foram salvos.

EXERCÍCIOS: Faça fotocópias do quadro abaixo e distribua para os seus alunos. Divida-os em grupos de 4 a 6 componentes. Peça para observarem os três aviões por alguns segundos. Depois olhar firmemente para o primeiro avião (canto superior esquerdo) e ver que ele tanto está indo como está voltando. Passe então a observar o avião do meio. Se você olhar o avião da esquerda com o do meio (escondendo o da direita) , o avião do meio parecerá estar voltando. Entretanto se você esconder o avião da esquerda, e visualizar o do meio juntamente com o da direita parecerá que ele está indo e não voltando. Passe agora a analisar o terceiro avião. Sempre está indo para cima. Independente do ambiente.

PARA DEBATER:
Pergunte a classe: "Quantos já viajaram de avião? (Permita que contem suas experiências)
Leia o Salmo 1.
Comece a trabalhar o drama da influência. "Diga-me com quem tu andas e direi quem tu és".
Fale sobre os bons amigos da Biblia: Davi e Jônatas / Pedro, Tiago e João / Abraão e Ló , Elias e Eliseu
Compare o avião do meio com o da esquerda. Um é o "Maria vai com as outras". O outro é o que é. Sempre indo para a mesma direção.
Organize concursos bíblicos e aprique-os após a dinâmica, para fixar melhor o conteúdo dado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário