versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DIFÍCIL DE SEPARAR!

Tema: Jesus resumiu os dez mandamentos em duas partes essenciais da vida: amor a Ele, em primeiro lugar e aos nossos semelhantes. Devemos permanecer sempre unidos a Ele e uns com os outros.

Objetivo: Trazer as pessoas a um relacionamento vivo com Deus e com todas as outras pessoas.

Materiais sugestivos para ilustração: Roupa cheia de carrapicho (sementinha do mato que gruda na roupa), objetos com velcro, tais como roupas, capas de telefone celular, carteira, mochila, etc, e duas traves de madeira.

Texto principal: “Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.” Romanos 8:1 (NTLH).


Introdução: Um Grande Problema

(entrar com a roupa cheia de carrapichos)
Todos nós nos sentimos incomodados quando andamos pelo mato ou pela grama do jardim e nossa roupa fica cheia desses carrapichos. Eles são muito incômodos, grudam em nossa roupa e mesmo que procuremos bater neles, não resolve. É preciso sentar e tirar um por um.

A questão é que todas as vezes que existe um problema, enquanto a maioria das pessoas reclama, alguns poucos se dedicam a buscar soluções, ou simplesmente tirar vantagens dos problemas.

A. Problema que virou solução

Em 1948 o engenheiro Suíço e inventor George de Mestral (1907-1990) estava caminhando nas montanhas de sua terra, a Suíça. Parece que ele estava tentando capturar a maior e mais gorda mosca rainha para sua coleção. Ele gostava de observar os detalhes de todos os tipos de insetos em seu microscópio e essa mosca, com suas asinhas delicadas, seria particularmente interessante. Ele tentou de várias maneiras capturá-la, mas, ao final da tarde, Mestral voltou desapontado para casa, afinal ele não conseguiu pegar nenhuma mosca. Suas calças, porém tiveram enorme sucesso pegando centenas de carrapichos.
Mestral ficou intrigado com a dificuldade em retirar todas aquelas pequenas sementes espinhentas: como eles podiam grudar de tal forma na roupa?! Será que as sementes tinham algum tipo de cola?

O engenheiro então colocou alguns carrapichos no microscópio e descobriu que não existia nenhum tipo de cola. As sementinhas grudavam na roupa porque eram cobertas por pequenos ganchinhos. Em seguida, resolveu observar as próprias meias e viu que as fibras da meia continham lacinhos microscópicos que se prendiam nos ganchos. Ele concluiu então que esses ganchinhos se prenderiam a qualquer superfície dotada de lacinhos, como as fibras da meia, o pêlo de animais ou até mesmo cabelo humano.

O inventor logo imaginou que se ele conseguisse criar um tipo de tecido bem cheio de lacinhos e outro cheio de ganchinhos, ele teria um poderoso “adesivo” para tecidos e um fecho mais prático. Mestral passou vários anos trabalhando a sua idéia. Às vezes, os lacinhos eram grandes demais; outras vezes eram os ganchos que não davam certo; até que finalmente ele acertou, e em 1951 depositou uma patente de seu novo produto. Ele chamou sua invenção de VELCRO, que mistura as palavras francesas “velour” (veludo) e “crochet” (gancho).

Hoje a Velcro S. A., empresa aberta por ele e detentora da marca VELCRO®, obtém muito lucro na comercialização desta invenção. A invenção de George está por toda parte, basta dar uma olhada ao seu redor (mostrar objetos com velcro) bolsas, carteiras, mochilas, roupas, capas de telefone celular, etc. O velcro ajudou a manter unido um coração humano durante a primeira cirurgia de coração artificial. Está em usinas nucleares e em tanques de guerra, prendendo ferramentas às paredes. Até a NASA usa o velcro dentro dos capacetes espaciais para que os astronautas possam esfregar o nariz ou a boca se estiver coçando. O velcro pode até segurar uma pessoa na parede se usar uma roupa com ganchinhos suficientes.



B. Unidos a Cristo – João 15:4-5

“Continuem unidos Comigo, e Eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos Comigo. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada.” João 15:4-5 (NTLH).

Não dá para imaginar a vida sem Cristo. A Bíblia nos fala que só teremos vida verdadeira, se estivermos unidos com Ele. Também só produziremos algum fruto na vida se estivermos ligados a Jesus, fonte da vida.

O grande detalhe é que o pecado fez de nós pessoas desprezíveis, egoístas, egocêntricas. Todos pecaram, diz a Bíblia (Romanos 3:23), e por causa do pecado, nós nos tornamos imprestáveis, sem valor, rejeitados e ásperos, como o carrapicho.

Olhe para as pessoas ao seu redor, são pessoas difíceis, complicadas. Quando tentamos ajudá-las, não conseguimos. Mas agora olhe para si mesmo, você acha que está melhor do que os outros? O mundo vive em guerras e nós vivemos em conflitos. Temos problemas em casa, no trabalho, na escola, em todos os lugares. Somos todos ásperos. Ferimos uns aos outros.

Só Cristo é suave e meigo. Quando chegamos a Ele carregados com nossos fardos e problemas, Ele nos alivia. “Vinde a Mim, disse Ele, que Meu fardo é leve e Meu jugo é suave.” Mateus 11:28-30 (RA)
Quando nos achegamos a Cristo, com todos os nossos problemas e reclamações, com toda nossa “aspereza” de coração, ao invés de nos repelir, Ele nos atrai. Usa nosso lado áspero para nos unir a Ele, que é o “veludo” de nossa vida. E quando nos achegamos a Cristo e nos unimos a Ele, anulamos o lado áspero de nossa vida e podemos atrair outros a Cristo também.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” Salmos 51:10 (RA)


C. Unidos Em Cristo – Salmo 133:1

“Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!” Salmos 133:1 (NTLH)

Todos nós somos diferentes uns dos outros. Alguns são mais macios, outros são mais ásperos. Freqüentemente, reclamamos das pessoas que vivem ao nosso redor. Não as aceitamos como são, queremos mudá-las, queremos que se tornem semelhantes a nós mesmos.

Você pensa que o mundo seria melhor se todos fossem iguais a você, ou iguais a mim? Certamente que não. Graças ao bom Deus, somos diferentes uns dos outros. Temos qualidades diferentes uns dos outros e temos defeitos diferentes também.

Se você sente que as pessoas ao seu redor são muito ásperas, procure fazer disso um elo com o lado mais macio de sua vida, e assim os atraia para Jesus, o verdadeiro veludo macio.

Se unirmos nossas virtudes, anularemos nossos defeitos, e todos cresceremos com isso. Eu sei isso não é fácil, mas em Cristo somos um, como Ele e o Pai são um também. “E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido Comigo, e Eu estou unido Contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que Tu Me enviaste.” João 17:21 (NTLH)


Conclusão

Dependemos uns dos outros para viver, assim como dependemos de Cristo. Precisamos dedicar nossa vida a Jesus e nos apegar a Ele. Como o velcro gruda ambas as partes e se torna uma só, precisamos ser um em Cristo, e uns com os outros. Todas as coisas que eram velhas já passaram e agora é tempo de vivermos uma vida nova com Jesus.

“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” II Coríntios 5:17 (NTLH)

Ilustração: (Deixe entrar um grupo de meninos e duas meninas para encenar a história) Duas meninas queriam entrar para o “clubinho” dos meninos do bairro, mas eles não deixavam. Como elas insistiam muito e eles não tinham argumentos suficientes para não permitir, resolveram dar uma prova a elas que seria impossível de ser cumprida, assim quem sabe elas os deixariam em paz.
Decidiram então, que para entrar no clube elas teriam que atravessar a ponte do trem equilibrando-se sobre os trilhos. Era uma ponte alta e sem proteção, uma queda ali poderia ser fatal. Eles mesmos não tinham coragem de executar essa tarefa.

As meninas tentaram se equilibrar no trilho, mas viram que seria impossível. (Colocar as duas traves de madeira no chão e as duas meninas equilibradas sobre elas – cada uma sozinha tentando se equilibrar na trave sem sucesso, e elas juntas, uma apoiando a outra e ambas caminhando sobre as traves com segurança) De repente, tiveram uma idéia: conversaram um pouco e decidiram executar a prova. Cada uma delas subiu em um trilho da linha do trem e uma segurou no ombro da outra. Assim elas deram apoio uma à outra e ambas tiveram segurança para atravessar a ponte.

Assim é nossa vida, quando tentamos viver sozinhos, sempre caímos. Mas se nos unirmos e apoiarmos uns aos outros, a caminhada neste mundo será muito mais fácil e segura.

Apelo:
Você não gostaria de olhar para as pessoas com outros olhos, a partir de hoje? De buscar pessoas que há algum tempo você não conversa, ou alguém que você magoou sem querer e pedir desculpas a elas e começar a caminharem juntas para o céu? Ou simplesmente sorrir para quem está ao seu lado?

Porém, antes de tudo, você precisa decidir se unir a Jesus. Ele é o único que pode transformar sua vida. Ele é o único que pode mudar uma vida inútil e áspera em alguém feliz, desejado e amado. Que a partir de hoje, você e Jesus sejam um, unidos para sempre! E que unidos em Cristo sejamos todos um só corpo; uma só igreja; um povo que marcha para as mansões celestiais!

Colaboração: Paulo Eduardo Iglesias Bravo

Nenhum comentário:

Postar um comentário