versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DETECTADOS POR SEU AMOR

Tema: Deus detecta até o íntimo que vai em nosso coração.

Objetivo: Ter a certeza de que Deus, em Sua infinita misericórdia, nos dá novas oportunidades de corrigir caminhos errados.

Materiais sugestivos para ilustração: Um papel que represente uma multa de trânsito.

Introdução:

A palavra “Radar” vem do inglês e significa: detecção e posicionamento. Mediante aparelhos de rádio, baseando seu funcionamento no conhecido princípio do eco.

O radar envia e recebe ondas. Para enviar, tem um emissor e para receber tem um receptor.

O emissor envia ondas similares às que emite uma emissora de rádio. Estas ondas viajam na direção em que são enviadas e quando encontram um objeto rebatem, como um eco e retornam ao receptor do radar. Este processo chama-se reflexão.

O tempo transcorrido entre o momento em que se envia e recebe o pulso, permite calcular a que distância está o objeto do radar. Se o procedimento é repetido várias vezes, pode-se calcular também a velocidade, a qual se está movendo o objeto.

Alguma vez, você já recebeu uma multa por excesso de velocidade?

Alguns radares avançados podem, inclusive indicar que tamanho e forma tem o objeto. A informação obtida pelo radar, usualmente, se vê em uma tela como a de um computador.

O radar foi desenvolvido e usado na Segunda Guerra Mundial. Apesar de no início ter sido um instrumento usado apenas com fins bélicos, hoje é amplamente utilizado para fins pacíficos. Os aviões e barcos o usam para navegar. Nos aeroportos é usado para “ver” e dirigir o trânsito dos aviões. Também serve para a utilização dos serviços meteorológicos. Com a ajuda do radar, são feitos mapas bastante precisos, e em alguns países até se usa para descobrir quando os carros vão com muita velocidade. São tantas as aplicações que tem o radar, que ele é considerado um objeto indispensável.

Desde os fins da década de 1970, têm-se desenvolvido aviões de guerra à prova de radares, sendo o F-117, um dos mais conhecidos. As superfícies desses aviões refletem as ondas de rádio em direções distintas à do radar que as emitiu; por isso, não podem ser detectados. Ao serem construídos esses aviões, é utilizado um material que absorve e/ou refratam grande parte das ondas que lhes chegam, ou seja, são materiais invisíveis para o radar.

Na vida espiritual também há alguns cristãos que, quando as demais pessoas apontam seu radar espiritual para elas, na tela do radar vêem nitidamente um seguidor de Jesus; em outros casos, a imagem está “opaca”.

Somos nitidamente seguidores de Jesus ou tratamos de confundir os radares espirituais dos demais como o F-117, para passar despercebidos? Lembremos do que disse Jesus em Lucas 9:26, “... qualquer que de Mim e das minhas palavras se envergonhar, dele Se envergonhará o Filho do homem, quando vier na Sua glória...”.

Houve alguém que confundiu “os radares”; confundiu as percepções de seus companheiros. Eles criam e confiavam nele, porém sua vida foi uma fraude.

Observe como teria avaliado uma consultoria aos discípulos, especialmente a Judas:

Senhor Jesus
Filho de José
Carpintaria Modelo
NAZARÉ

Eis as nossas considerações:

Apreciamos que nos tenha facilitado o resumo dos doze candidatos que você está considerando como executivos, para sua nova empresa. Seguindo nosso procedimento regular, nós os submetemos a provas de aptidão, temos analisado os resultados em nossos computadores, além do nosso psicólogo vocacional tê-los entrevistado pessoalmente. Junto a esta carta você receberá os resultados destas avaliações, para que as estude oportunamente.

Nossa opinião profissional é que a maioria dos candidatos precisa da aptidão, de estudo e da experiência requeridos pela empresa que você deseja inaugurar.

Além do mais, não parecem dispostos a trabalhar em equipe. Não recomendamos que continue em busca de indivíduos com nenhuma capacidade de liderança e péssima experiência administrativa.

Especificamente:

- Simão Pedro: É emocionalmente instável e temperamental.
-André: Não possui nenhuma das características que se espera de um líder.
-Os seus dois irmãos, Tiago e João: (filhos de Zebedeu) Revelam mais interesse em satisfazer suas ambições pessoais, do que o êxito da empresa.
-Tomé: Tende a questionar tudo; e essa atitude pode contribuir para corromper o grupo.
-Mateus: Tem sido posto na lista negra da Associação de Empresários de Jerusalém, devido às suas práticas questionáveis.
-Tiago e Tadeu: Revelam inclinações radicais, e têm alcançado uma alta pontuação na escala maníaco-depressiva.
Um dos candidatos, sem dúvida, tem obtido ótimos resultados nos exames escritos e na entrevista pessoal. É um indivíduo de boa aparência, de expressão persuasiva e de um agudo tino comercial. Impressiona como ele é altamente motivado, ambicioso e responsável. Entendemos que possui valiosos contatos com pessoas influentes e de recursos financeiros. Nós recomendamos a Judas Iscariotes como gerente de sua nova empresa, por ser homem de absoluta confiança.

Caso deseje algum esclarecimento sobre os perfis psicológicos dos demais candidatos, pode entrar em contato conosco. Estamos à disposição.
Seção de Avaliação.

No livro “O Desejado de Todas as Nações” é descrito detalhadamente sobre Judas.

Começaremos a história deste homem, dizendo que, mesmo que ele fizesse parte dos doze discípulos, Jesus não o chamou; ele se apresentou com insistência. Com zelo e aparente sinceridade, declarou: “Mestre, eu Te seguirei aonde quer que fores”. Jesus não o desprezou, nem lhe deu as boas vindas, mas pronunciou tão somente estas tristes palavras: “... As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Judas esperava conseguir um alto posto no novo reino; assim que Jesus resolveu desvanecer esta esperança, declarando-lhe Sua pobreza. Se Jesus houvesse desprezado a Judas, os discípulos teriam posto em dúvida a sabedoria do Mestre. A história posterior de Judas lhes ensinaria o perigo que há em discernir a idoneidade dos homens para a obra de Deus, baseando-se em algumas considerações apresentadas pelo mundo.

O Mestre leu o coração de Judas e conheceu os abismos de iniqüidade em que este se afundava. Judas teve as mesmas oportunidades que os demais; ouviu as mesmas preciosas lições.

Quão ternamente trabalhou o Senhor com aquele que haveria de Lhe entregar! Porém, ele se sentia auto-suficiente. Mais de uma vez, seu pecado havia sido pintado e seu caráter cobiçoso assinalado... Mesmo assim, ele continuou praticando fraudes.

Em casa de Simão, antes da oferta de Maria, ele murmurou e a crítica saiu de sua boca: “Por que se faz este desperdício?” Porém, o olhar que Jesus lhe dirigiu o convenceu de que o Salvador discernia sua hipocrisia e lia o seu caráter vil.

No final de seus dias, a avareza o levou a entregar o seu Salvador... O fim de sua vida, nós conhecemos...

O radar humano percebe coisas externas... Mas o radar divino percebe as coisas ocultas aos olhos, ou seja, à alma.

Em nenhum momento devemos confiar em nossos sentidos, para detectar os enganos e tentações do inimigo, porque ele sabe como criar tentações e provas diante do nosso radar. A única forma segura de distinguir entre o bem e o mal é seguir o exemplo de Jesus, usando a Bíblia:“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção...”. II Timóteo 3:16.

Os radares estão continuamente emitindo pulsos, sem se importar se há objeto ou não, porque justamente não sabem se há objetos para detectar, sem outra fonte de informação. Como cristãos, assim também temos que ser. Devemos enviar nossa mensagem e dar um bom testemunho, sem nos importar se temos muita, pouca ou nenhuma resposta dos demais.

Desse modo, quando há alguma pessoa interessada, será possível detectá-la. Como disse o apóstolo Paulo em II Timóteo 4:1 e 2. “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus... prega a palavra, insta, que seja oportuno, quer não…”.


APELO:

Hoje, Deus está nos chamando! As iniqüidades que não estão expostas ao radar humano, certamente estão ao “Radar Divino”. O que você fará?

Hoje é a oportunidade de você se mostrar como filho de Deus ao mundo, para que outros vejam Jesus em sua vida.

Hoje é o tempo de detectar onde espalhar esperança. Você será sensível aos sinais do radar?

Colaboração: Pablo Ariel Ruiz – Mirta Samojluk

Nenhum comentário:

Postar um comentário