versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Você pode ser criativo!

Ninguém pode ser criativo por encomenda. E mais ou menos como quando alguém chega para mim, e diz:
"Diga alguma coisa engraçada."
De repente, a parte de meu cérebro onde esta a seção de humor se fecha para reformas.
A criatividade, no entanto, e algo que podemos desenvolver e fortalecer, quase como fazemos com os músculos. E muitas vezes precisamos ter uma porção de idéias ruins para depois surgir uma boa. Certa vez um ex-aluno meu, que agora trabalha em propaganda, disse:
"A criatividade e noventa por cento suor e dez por cento inspiração."
Todos nos temos esses dez por cento. E só vasculhar aqueles cantinhos escuros de nossa mente que os descobriremos.
´´Aqueles que lutam para aumentar seu índice de criatividade, um conselho: comecem permitindo-se a si mesmos Por em pratica uma péssima idéia, que acabe em total fracasso. Façam isso porque, por pior que uma idéia seja, desistir é um erro ainda maior. Se a primeira idéia cair por terra, tente outra, e mais outra, ate que uma de certo.
Talvez você queira usar o plano TE: tomar emprestado, tomar emprestado, tomar emprestado. Quando ouvir falar de uma boa idéia, anote-a e tente pô-la em pratica. Eu me reúno regularmente com outros professores, e trocamos idéias sobre os assuntos a abordar no currículo, os jogos, formas de atividades, etc. Geralmente no final saímos com muitas idéias mesmo que nem tenhamos condições de implementar todas elas. Certa vez um bom e sábio "copiador de idéias" disse:
"A essência da criatividade é a capacidade de copiar."

fonte: os meus alunos sumiram

Nenhum comentário:

Postar um comentário