versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ACAMPADENTRO

Um ACAMPADENTRO é um acampamento diurno realizado nas dependências da Igreja. É uma atividade que exige bastante planejamento para que não se torne enfadonha. Para dar certo, você vai precisar de uma boa equipe para preparar e servir o café da manhã, o almoço e o lanche, ornamentar o local do ACAMPADENTRO, dirigir as atividades e ajudar as crianças a se locomoverem de uma atividade para outra, tomarem banho e se arrumarem.

Você pode envolver as senhoras da igreja, jovens e adolescentes e até mesmo os pais das crianças que sentirem o desejo de trabalhar no evento. Faça bastante publicidade: confeccione cartazes, convites e tudo mais que sua imaginação inventar para a divulgação do ACAMPADENTRO.

Peça permissão aos pais para que as crianças possam passar o dia inteiro na Igreja e lhes dê uma listinha de tudo que as crianças vão precisar: toalha de banho, pente, escova de dente, roupa e etc.

Faça antecipadamente a inscrição das crianças que participarão do ACAMPADENTRO para melhor planejamento. Poderá ser cobrada uma pequena taxa de cada criança para ajudar nas despesas.

Leia as sugestões a seguir e faça as adaptações necessárias. O horário é apenas um ponto de referência. Minha sugestão é que o ACAMPADENTRO seja realizado no mês de Outubro, como uma das atividades realizadas nesse mês pelas crianças (Outubro é o mês das crianças em algumas igrejas).

PROGRAMA

TEMA: COLORINDO O MUNDO COM DEUS
DIVISA: “OS JUSTOS, PORÉM, SE REGOZIJAM, EXULTAM NA PRESENÇA DE DEUS E FOLGAM DE ALEGRIA.” SALMO 68.3

ROTEIRO:

9h – Café da manhã (Pode ser bem colorido – use sua imaginação)
11:30h – Cantando Colorido – Abertura do ACAMPADENTRO (Louvores Alegres e orientações às crianças de como será o acampadentro)
12h – Almoço (Providencie a comida mais colorida possível)
12:30h – Descanso
13h – Pintando Pedras – As crianças pintam pequenas pedras com tinta acrílica, purpurina, cola, etc. (conte como as pedras coloridas eram usadas na construção do templo – I Crônicas 29.2)
14h – Caça-cores – As crianças recebem sacolas e saem à procura de objetos coloridos (retalhos de tecido, tinta, giz de cera, folha de papel colorido e etc) que estão escondidos em vários lugares na Igreja. Ao encontrar tudo, as crianças devem confeccionar um arco-íres gigante, usando este material. (conte a história do arco-íres – Gênesis 9. 13-16)
14:45h – Cores Bíblicas – As crianças são divididas em grupos e cada grupo irá ilustrar um versículo sobre as cores na Bíblia:
VERMELHO – Naum 2.3
AZUL – Êxodo 26.31
ROXO – Atos 16.14 / Êxodo 26.31
PRETO – Cântico dos Cânticos 5.11
VERDE – Salmo 23
DOURADO – Apocalipse 21. 21
15:15h – Brincando Colorido – Divida as crianças em times, de acordo com as cores, e faça brincadeiras mais ativas.
15:45h – Banho
16:30h – Programa Colorido – (Pode se uma pequena devocional com cânticos e mensagem) Convide um grupo teatral, um coro infantil ou um grupo
que faça teatro de fantoches para fazer uma apresentação bem alegre e colorida para as crianças.
17:30h – Lanche (Deve ser bem colorido – uma boa sugestão é suco de frutas com pipoca colorida)
18h – Encerramento – Palavra de agradecimento à equipe que participou do evento, aos pais e ao pastor da Igreja e logo depois uma criança poderá orar agradecendo a Deus pelo dia tão alegre e produtivo. Você pode aproveitar para dar às crianças uma lembrancinha do Acampadentro(a lembrança deve entrar também em seu planejamento). Despeça as crianças com abraços carinhosos. E... até o próximo ano!!!

OBS.: A ornamentação deve ser bem alegre e colorida, você pode usar cartazes com as fotos de crianças sorridentes brincando (as fotos podem se cortadas de revistas), você também pode usar desenhos nos cartazes como os do Smilingüido e outros... solte a imaginação!
Que Deus te abençoe!!!!

Um comentário: