Todos
brincam. Porém, em cada rodada, um jogador de cada equipe
participará. Seria interessante que as perguntas fossem ligadas a um
único tema em cada vez que esse jogo for praticado. Será feita uma
pergunta (sem alternativas) para um dos participantes. Se ele
responder corretamente, dá uma tortada na cara do rival, ou
vice-versa, se ele errar. Se ele não souber, ele passa. Se o
adversário não souber, ele repassa. Se, mesmo assim, o primeiro não
souber, ou errar, o seu rival dará uma tortada na cara dele. Porém,
se ele acertar, é ele quem dá a tortada. Vence a equipe que acertar
mais perguntas e, claro, receber menos tortadas. OBS.: Fazer
dezenas de tortas pode sair mais barato do que parece. Basta sentar e
pensar em ingredientes baratos que podem render vários pratos de
torta. Ex.: Lama.
versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a
sábado, 19 de janeiro de 2013
ESTOURA-BEXIGA (memorização de versiculos)
Todos
participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo.
O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua.
Assim que estourar a bexigar pegar o versiculo escrito dentro da
bexiga estourada e falar. Ganha o último que ficar com a bexiga
intacta.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
COMO FAZER POMPONS
Cortar uma pequena tira de papelão. Quanto menor a tira, menor será o pompom. Dê a volta na tira várias vezes (20-30 vezes). Tira a bolinha de lã pela lateral do papelão. Amarra o fio pelo centro da bolinha. Corta todas as pontas para ficarem espetadinhas.
MASSINHA DE MODELAR
1 XICARA DE FARINHA DE TRIGO
1/2 XICARA DE SAL
1 COLHER DE SOPA DE OLEO
1 XICARA DE AGUA
CORANTE LIQUIDO COMESTIVEL
2 COLHERES DE CHA DE CREMOR DE TÁRTARO (ENCONTRA-SE EM LOJAS DE MATERIAL PARA FAZER DOCES)
Coloque a cor desejada na água e misture todos os ingredientes sobre fogo brando, até que a massa se torna uma bola grudada na colher.
Despeje sobre a mesa e amasse até ficar homogênea e lisa. Pode guardar em pote ou saco plástico por tempo indeterminado. O cremor de tártaro é o ingrediente secreto que mantém a massinha por muito tempo.
1/2 XICARA DE SAL
1 COLHER DE SOPA DE OLEO
1 XICARA DE AGUA
CORANTE LIQUIDO COMESTIVEL
2 COLHERES DE CHA DE CREMOR DE TÁRTARO (ENCONTRA-SE EM LOJAS DE MATERIAL PARA FAZER DOCES)
Coloque a cor desejada na água e misture todos os ingredientes sobre fogo brando, até que a massa se torna uma bola grudada na colher.
Despeje sobre a mesa e amasse até ficar homogênea e lisa. Pode guardar em pote ou saco plástico por tempo indeterminado. O cremor de tártaro é o ingrediente secreto que mantém a massinha por muito tempo.
PIQUE-LATA
O
perseguidor conta até 20 enquanto as outras crianças se escondem,
daí ele sai procurando quem está escondido. Existe uma lata e toda
vez que o pegador achar um dos companheiros escondidos, deve ir até
à lata e chutá-la, dizendo "jesus ama fulano r".
Para se salvar, o escondido tem que chutar a lata e dizer "Jesus
me salva". O primeiro que foi encontrado será o próximo
pegador, mas isso pode ser evitado se o último escondido chutar a
lata e dizer "Jesus salve a todos". Aí, o mesmo
pegador volta a procurar.
PÉ COM PÉ (FIRMADOS NA ROCHA)
Corrida
de duplas de ida e volta onde um participante sobe no pé do
parceiro. Na ida, o que está pisado deverá correr. Na volta, ele
pulará (de costas). E cada dupla vai falando estamos firme na Rocha
que é Jesus Cristo. Ganha quem chegar primeiro.
PULA OBSTACULOS COM CRISTO
o
primeiro participante fica de quatro , o segundo participante que
for pular grita VENCENDO COM JESUS , e fica na mesma posição mais
adiante, os demais participantes fazem a mesma coisa , pula e grita
VENCENDO COM JESUS e assim vai pulando e falando , as crianças devem
entender que somente venceremos os obstaculos quando estamos com
Cristo Jesus.
TÚNEL(PASSA BIBLIA)
Jogam
duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará
um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as
pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do
LIDER, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir
para a frente e entregar a biblia, quando chegar no ultimo da fila
ele pega a biblia e passa por debaixo e assim sucessivamente. Desse
jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez
mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.
DENTRO E FORA DA PRESENÇA DE DEUS
Idêntico
ao morto para o pecado e ressuscitado com cristo , mas ao invés
de... MORTO > Agachado / ressucitado > Em pé. É assim: DENTRO
DA PRESENÇA DE DEUS > Dentro do círculo / FORA DA PRESENÇA DE
DEUS> Fora do círculo.
JESUS ME AMA
É
como se uma noiva fosse jogar o buquê, mas no lugar do buquê é uma
bola. Os participantes se agrupam e o lider deverá joga a bola para
trás. O lider diz: "JESUS ME AMA". E os
participantes: "SIM". lider: "Por cima ou
por baixo?". Conforme a escolha dos participantes, o lider
deverá jogar a bola ou por cima ou por debaixo das pernas. Se a bola
cair no chão, eles podem pegá-la. Quem pegar a bola é o próximo a
jogar.
BOLA (Decorar Versiculos)
É
uma brincadeira de bola. Os jogadores vão jogando a bola um para o
outro, e o objetivo é falar cada palavra do versículo do dia (coloca
no quadro negro ou repete para as crianças pequenas) quem deixar
cair a bola , vai saindo da brincadeira.
GUERRA DE PAPEL (pecados)
Jogam
duas equipes em dois campos distintos, separados por um espaço. Cada
equipe terá à sua disposição vários papeis(BOLINHA) escrito com
os pecados de Galatas 5:19-21 Elas começarão a jogar esses papeis
no campo adversário, que deverá fazer o mesmo. O Objetivo é tirar
os papeis(BOLINHA) de pecados do seu campo e jogar no adversário.
No fim do tempo, o mestre faz a contagem. A equipe que tiver menos
papel em seu campo é a vencedora.
JESUS ESTÁ VOLTANDO!
O
jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa.
A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar "JESUS
ESTÁ VOLTANDO". Imediatamente, todos devem ficar estátuas.
O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola
na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai
da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.
BIBLIA CANTADA
O
mesmo objetivo da "biblia - palavra de Deus". A única
diferença é que, ao invés de falar LEIA MAIS A BÍBLIA OU JÁ LEU
BASTANTE, a pessoa deverá cantar uma música. Se tiver mais
distante, quem escondeu A BIBLIA cantará baixo. Se mais perto,
cantará alto. O volume da voz irá variar conforme a proximidade dos
participantes. As demais regras são as mesmas.
RESGATE (amor mútuo entre as pessoas)
Resgastar
as pessoas do caminho mau.
Idêntico
ao "Bandeirinha SALVAÇÃO". Porém, no lugar da
bandeirinha, será colocado uma pessoa do grupo
adversário(irmão/irmã). O objetivo é tocar nessa pessoa e
salvá-la. Quando ela é tocada, ela pode correr. Porém, se for
congelada, deverá ser tocada por alguém. Ganha o time que resgatar
mais vezes.
BANDEIRINHA (SALVAÇÃO)
Jogam
dois grupos, cada um com seu campo e sua BANDEIRA DA SALVAÇÃO. No
fundo de cada campo, coloque a "BANDEIRA DA SALVAÇÃO" do
time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz
"A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA". O Objetivo é TOMAR
POSSE da BANDEIRA DA SALVAÇÃO do time adversário e trazer para o
seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e
for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for
"salvo" por alguém do seu próprio time. Ganha o time que
capturar a BANDEIRA DA SALVAÇÃO adversária mais vezes.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Pescaria
Recorte em cartolinas de diversas cores silhuetas de peixes. Em cada peixe, escreva nomes de amigos de Jesus: Maria, Lázaro, João, Marta, Pedro, etc. Faça um furo na cabeça do peixe e passe um fio de arame e faça uma argola.
Em uma bacia ou caixa de areia, serragem ou papel picado, coloque os peixes. Prepare uma vara com um fio e um gancho na ponta, para que as crianças possam pescar "amigos" de Jesus. (pode também colocar os versiculos para decorar nos peixes em vez dos nomes dos amigos de Jesus.)
Pescaria é uma atividade que todas as crianças gostam. Organize-as em fila, para que todas possam participar. A cada peixinho tirado, faça comentários sobre os amigos de Jesus (ou a criança recita juntamente com a(o) professora(o) o versiculo tirado. Diga que Jesus quando menino tinha amigos, quando ele cresceu tinha amigos, porque Jesus amava as pessoas.
Em uma bacia ou caixa de areia, serragem ou papel picado, coloque os peixes. Prepare uma vara com um fio e um gancho na ponta, para que as crianças possam pescar "amigos" de Jesus. (pode também colocar os versiculos para decorar nos peixes em vez dos nomes dos amigos de Jesus.)
Pescaria é uma atividade que todas as crianças gostam. Organize-as em fila, para que todas possam participar. A cada peixinho tirado, faça comentários sobre os amigos de Jesus (ou a criança recita juntamente com a(o) professora(o) o versiculo tirado. Diga que Jesus quando menino tinha amigos, quando ele cresceu tinha amigos, porque Jesus amava as pessoas.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
sábado, 1 de setembro de 2012
Ajuda Missionária para as crianças da Àfrica
Desde o primeiro dia em que o Pr. Eliel Gomes chegou em Moçambique, a questão da criança Africana lhe incomodava bastante. Todos estes anos ele se dedicou ao máximo em atender várias áreas da obra missionária, especialmente o aspecto social o qual é de extrema importância nestes países destruídos ao longo dos anos pela exploração colonial, guerras, escravidão, etc. Depois de muito orar, Deus mostrou ao Pr. Eliel, uma forma simples e objetiva de sair do campo do planejamento, das duvidas, medos, incertezas e inquietações e partir para uma ação efetiva contra a pobreza, a miséria, a desnutrição que atingem mais de 80% da população infantil neste continente. Ainda que contando apenas com um pequeno apoio e algumas promessas, iniciou no mês de Setembro/2011, na cidade de Dondo, em Moçambique a primeira fase de um projeto ao qual está sendo chamando de OPERAÇÃO RESGATE, pois o objetivo é RESGATAR OS FILHOS DA ESPERANÇA, nome que ele deu aos milhões de crianças moçambicanas que vivem em condição de extrema pobreza. O projeto é simples e consiste basicamente nesta fase inicial em fornecer uma alimentação de qualidade para crianças na faixa dos 03 aos 10 anos de idade. Escolheu uma de suas igrejas, selecionou cerca de 60 crianças, e o que mais o impressionou foi que, eles mediram e pesaram cada uma delas e tomando por base a fórmula fornecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para se calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), ou seja, na relação peso/altura, qual o mínimo que um ser humano pode ter, que é de 18.5 a 25.0; verificou-se que 98% das crianças que foram selecionadas está muito abaixo do mínimo estabelecido por esse órgão internacional. Na verdade, das 60 crianças, somente duas apresentaram IMC acima de 18.5. Esta foi uma constatação terrível que apenas comprovou aquilo que já havia se confirmado ao longo destes 23 anos de trabalho missionário.
EU QUERO TE CONVIDAR A SER PARTE DESTE GRANDE DESAFIO, AJUDE A CUIDAR DESTAS CRIANÇAS E DAR A ELAS A CHANCE DE PODEREM SOBREVIVER.
Acesse o Site e saiba mais sobre o Trabalho desenvolvido na Africa
http://www.pastorgomes.com
eliel@sosafricaministry.org
Tel:+ 27 11 435.9457 / + 27 83 442.3646
Acesse o Site e saiba mais sobre o Trabalho desenvolvido na Africa
http://www.pastorgomes.com
eliel@sosafricaministry.org
Tel:+ 27 11 435.9457 / + 27 83 442.3646
Vídeo abaixo - sobre o PROJETO CRESCER - S.O.S ÁFRICA
http://youtu.be/KnJ51rw6fQ0
VOCÊ FAZ MISSÕES USANDO TUAS MÃOS: QUANDO VOCÊ OFERTA Á OBRA MISSIONÁRIA.
VOCÊ FAZ MISSÕES USANDO TEUS JOELHOS: QUANDO VOCÊ ORA PELAS ALMAS PERDIDAS E PELOS MISSIONÁRIOS QUE ESTÃO NO CAMPO.
VOCÊ FAZ MISSÕES USANDO TUAS MÃOS: QUANDO VOCÊ OFERTA Á OBRA MISSIONÁRIA.
VOCÊ FAZ MISSÕES USANDO TEUS JOELHOS: QUANDO VOCÊ ORA PELAS ALMAS PERDIDAS E PELOS MISSIONÁRIOS QUE ESTÃO NO CAMPO.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
NOITE DO JORNAL
Preparativos: Tenha disponíveis revistas e jornais velhos. Esta programação pode ser realizada para encerrar uma tarde em que o grupo arrecadou revistas e jornais
velhos na vizinhança para venda beneficiente.
Evento: Dirija várias brincadeiras, todas elas usando revistas e jornais.
•Cada pessoa deve sortear o nome de outra e receber uma ou mais folhas de revista. Deve dobrar, rasgar ou amassar o papel de modo que possa representar alguma característica daquela pessoa. Por exemplo, pode-se preparar uma bola para alguém que goste de jogar basquete. No final, dirija alguns momentos de compartilhar e dê oportunidade para a troca de "presentes".
•Vá de papel! (Revezamento) Divida o grupo em times e entregue a cada pessoa
duas folhas de jornal. Um a um, os integrantes dos times devem caminhar até determinado alvo e depois voltar ao ponto de partida, pisando sempre no papel:
pisam na folha da frente com os dois pés, voltam-se e pegam a folha de trás, colocam-na adiante e des locam-se para frente repetindo a operação. Vence o
time que completar a atividade no menor tempo.
• Forme vários times que devem vestir um de seus integrantes com roupas de jornal. O personagem representado deve ser o mesmo para todos os times (p. Êx.: uma noiva, um bombeiro, um personagem de história em quadrinhos, etc). O time que conseguir melhor caracterizar o personagem recebe um prêmio. Se possível, os times devem trabalhar em
salas diferentes.
•Prepare uma lista de ilustrações que cada time deve "caçar" em revistas: pessoas dando risadas, um casal de idosos, cena de um jogo de basquete, um bolo
de aniversário, etc. Entregue a mesma quantidade de revistas a cada time. Aquele que completar primeiro a tarefa é o vencedor.
•Divida a sala ou quintal em duas partes e erga uma barreira com cadeiras, cordas, etc. Cada time fica de um lado e recebe uma pilha de jornais. Dado um sinal, os times devem fazer bolas de jornal e atirar para o outro lado. Os times podem se defender, mas as bolas que caírem no chão não podem ser recolhidas. Passados cinco minutos, o time que tiver menor quantidade.
fonte: 101 ideias criativa para grupos pequenos
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