versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dinâmica do "O que você parece pra mim..."

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.

Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:

1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.
Autor: Desconhecido

DE QUEM SÃO AS QUALIDADES:

Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa(não escreva o nome da pessoa só as qualidades). Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

Festa do Cajado Programa Especial para o Dia do Pastor (adaptado)

Ingresso - Como ingresso, cada pessoa deverá levar um cartão para o pastor ou para algum membro da sua família. O cartão poderá ser confeccionado pela própria pessoa e deverá conter uma bela mensagem.
 
Ornamentação - O local onde será realizada a festa poderá ser ornamentado com cajados decorados de forma criativa e atraente. Eles poderão ser confeccionados em isopor, cartolina, papelão, etc. Se forem confeccionados em isopor, basta recortá-los e pintá-los de uma cor que dê a idéia de madeira. Para isso, usar guache. Depois de pintados, aguardar até que fiquem totalmente secos. Se forem confeccionados em cartolina, esta deverá ser marrom ou de outra cor que dê a idéia de madeira. No caso de serem confeccionados em papelão, não terão que ser pintados, pois a cor do papelão lembra a cor da madeira. Os cajados poderão ser ornamentados com flores, folhas e raminhos desidratados e fitas coloridas, amarradas em forma de laço.
 
Convites - Os convites poderão ser confeccionados em cartolina, conforme modelos a seguir. O convite em forma de ovelha será para os membros da família do pastor. Para ele, o convite poderá ser em forma de cajado.
 
Arrumação da Sala - As cadeiras poderão ser arrumadas em forma de círculo ou de semicírculo. Dependerá do número de participantes.
 
Lanche - Com antecedência, procurar saber quais são os doces e salgados da preferência do pastor, a fim de providenciá-los para o lanche. Acompanhando os doces e os salgados, servir refrigerante ou uma bebida quente, uma vez que o Dia do Pastor é comemorado em junho, quando faz frio em algumas regiões brasileiras.
Programa - Poderá ser observada a seguinte ordem:
1. Palavra de Boas-vindas
2. Devocional
3. Brincadeiras
4. Lanche
5. Encerramento

EXECUÇÃO:
 
Recepção - O pastor e sua família deverão ser recebidos à porta com uma palavra gentil.
 
Palavra de Boas-vindas - A dirigente da festa poderá ficar responsável por esta parte do programa.
 
Devocional - Poderá incluir:
Cânticos - Deixar que os membros da família do pastor indiquem seus cânticos preferidos.
Leitura Bíblica - Efésios 4.11-13
Meditação - Uma pessoa previamente convidada poderá apresentar uma breve meditação em torno do ministério pastoral.
Hino – Agradecimento
Oração - Alguém deverá agradecer a Deus a vida do pastor e de sua família.
 
Brincadeiras - Seguem algumas sugestões:
1. Cajado Atarefado - Com antecedência, desenhar vários cajados em cartolina e recortá-los. Em cada cajado, escrever uma tarefa a ser cumprida por um dos participantes. As tarefas deverão ser numeradas. Colocar todos os cajados dentro de uma caixa. Através de sorteio, cada participante deverá receber um número. A dirigente iniciará a brincadeira, chamando um número. A pessoa cujo número for chamado irá até a caixa e, sem olhar, pegará um cajado. Lerá, então, a tarefa nele escrita, que poderá ser para ela mesma ou para a pessoa cujo número for o mesmo da tarefa. A brincadeira prossegue até que todos os participantes tenham tido a oportunidade de tirar da caixa o seu cajado.
2. Troca de Cajados - Com antecedência, confeccionar cajados de cartolina de cores variadas. Para esta brincadeira, os participantes deverão se assentar em círculo, sem que haja qualquer cadeira vaga. Cada participante deverá receber um dos cajados de cartolina. Dando início à brincadeira, a dirigente ficará andando no centro do círculo. De repente, perguntará a qualquer um dos participantes: “Você está contente com os cajados de seus vizinhos?” Se a pessoa interrogada disser que sim, todos os participantes devem se levantar e trocar de lugar uns com os outros. Se disser que não, a dirigente perguntará: “Quais são os cajados que deseja ter perto de você?” A pessoa, então, deverá citar os nomes dos dois participantes cujos cajados queira ter como vizinhos. Imediatamente, esses dois participantes deverão trocar de lugar com os participantes vizinhos. Tanto num caso quanto no outro, o dirigente aproveitará o momento da troca de lugares para pegar um lugar para si. Quem ficar sem cadeira passará a dirigir a brincadeira
3. “Essa ovelha se chama...” - Com os olhos vendados, o pastor deverá completar a sentença com o nome da pessoa cuja voz ouvir. A pessoa falará uma frase ou cantará um trecho de um cântico. Exemplos de frases: “Nós o amamos muito, pastor”, “O senhor é bem-vindo, pastor”, “O senhor e sua família são especiais para mim, pastor”, etc.

Presentes Para o Pastor - Expressando seu carinho pelo pastor, as crianças irão presenteá-lo com partes especiais previamente planejadas. Poderão cantar um hino, recitar um versículo bíblico, ler um poema, etc. As apresentações poderão ser individuais, em duplas ou em grupos.
A Vez do Pastor - O pastor deverá dirigir uma brincadeira, procurando envolver todos os participantes. Para tanto, terá que ser avisado com antecedência.
 
Lanche - Enquanto for servido o lanche, os participantes deverão conversar com o pastor e os membros de sua família.

FONTE: TIRADO DA INTERNET
 

Essas charadas Bíblicas são otimas para fazer com os adolescentes, anote aí:

1) FUI UM REI TODO PODEROSO, E TODOS ERAM SUBMISSOS A MIM, MAS DURANTE O MEU REINADO EU FUI COMER CAPIM.
QUEM SOU? 
Resposta: Nabucodonosor ( Daniel 4.32 e 33)

2) MATEI UM HOMEM POR ME FERIR, E UM RAPAZ POR ME PISAR, SE CAIM HÁ DE SER VINGADO SETE VEZES, EU SETENTA VEZES SETE, SÓ POSSO LAMENTAR.
QUEM SOU?
Resposta: Lameque ( Gênesis 4.23 e 24)

3) TRINTA MOEDAS DE PRATA FOI O PREÇO DA TRAIÇÃO, ESTE ATO RETRATA O CAMINHO DA PERDIÇÃO, SE VOCÊ É BOM DE BÍBLIA MATE ESTA MEU IRMÃO.
Resposta: Jesus ( 26.14 a 16)

4) ANDEI COM JESUS NA ALEGRIA E NA AFLIÇÃO, DISCUTI COM O MESTRE E FIZ MUITA CONFUSÃO, SÓ DEPOIS, ENTENDI QUE ELE É A SOLUÇÃO.
QUEM SOU?
Resposta: Pedro (Lucas 22.31 - Mateus 26.33 - Marcos 14.27 a 31)

5) FIZ-ME ADVOGADO PARA DEFENDER A MINHA LIBERDADE.CONTEI A MINHA HISTÓRIA, MEUS PECADOS, E TODA A MINHA CRUELDADE, SALVO POR JESUS CRISTO, ENFRENTEI TUDO SEM TEMOR, CIDADÃO ROMANO QUE SOU, SÓ TIVE SOFRIMENTO E DOR.
QUEM SOU?
Resposta: Paulo ( Atos 22.1 a 29)

A BIBLIA

Objetivo: Que a criança entenda que a Bíblia é a Palavra De Deus!
E que a Bíblia é luz para nosso caminho

Quebra Gelo: Quem gosta de ouvir histórias?
Quem gosta de ouvir as histórias que o Pastor conta?
Qual história vocês mais gostam de ouvir? (Deixe que eles respondam).
Onde nós encontramos as histórias? (nos livros)

Mensagem:
Hoje nós vamos conhecer um livro muito especial. O livro mais
Especial de todos. Quem sabe qual é o livro?
(Pegar a caixa de presentes e fazer um suspense para que eles fiquem curiosos)
Quem sabe que livro é este? (Deixe que eles respondam)
Este livro é a Bíblia. E o que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus.
Na Bíblia nós encontramos todas as histórias que nós escutamos na igreja. Na Bíblia está escrito sobre a vida de Jesus. Tudo que Ele fez antes de voltar a morar no céu.
Todas as curas que ele fez, todos os milagres.
A Bíblia também tem muitas outras histórias super legais.
(Cite alguns personagens conhecidos deles.)
Alguém conhece a história do Rei Davi e o Gigante Golias? (Mostre a figura) –
Está escrito na Bíblia
Alguém conhece a história da Arca de Noé? (Mostre a figura)
Está escrito na Bíblia
Alguém conhece a história do Natal? (Mostre a figura)
Também está escrito na Bíblia
Além de todas estas histórias, a Bíblia nos ensina tudo que nós precisamos saber e fazer para que Jesus e o Papai do céu estejam sempre com a gente.
(Mostre o cartaz da pessoa triste) Veja esta pessoa não sabe
Que Jesus pode deixá-la feliz e cuidar dela
(Mostra a família feliz e a família lendo a Bíblia)
Vejam estas famílias, elas freqüentam a igreja, lêem a Bíblia
e sabem que mesmo que tiver algum problema, Jesus vai cuidar delas.

(Agora faça um suspense e peçam a elas que fiquem bem quietinhas pois você tem que contar um segredo só pra elas)

Quando vocês verem que o papai ou a mamãe ou outra pessoa que vocês gostam muita estejam tristes, digam a elas para lerem a Bíblia que Jesus vai falar com elas e deixá-las felizes de novo.

Outro segredo.
Peçam para o papai e a mamãe lerem a Bíblia e contar pra vocês as histórias lindas que estão escritas lá.

Ensinar que a Palavra de Deus é luz para nossos caminhos

(Mostre a figura da estrada escura).
O que vocês estão vendo – deixe elas responder
É uma estrada, um CAMINHO ESCURO
É ruim andar no escuro, não é?
Não dá pra enxergar nada, a gente tropeça...
(Mostre a figura da estrada clara).
E esta estrada, está bem melhor não é
Melhor andar no escuro ou no claro? Deixe eles responderem

Na Bíblia diz assim que se nós lermos a Bíblia e fizermos tudo que ela ensina, é como se a gente sempre andasse por um caminho iluminado. Nunca vamos andar no escuro se lermos a Bíblia.
A Bíblia é luz para nosso caminho!
Faça as crianças repetirem esta frase várias vezes cada vez mais forte.

Oração:
Peça para o Senhor que as crianças possam sempre serem guiadas pela palavra do Senhor para que nunca se desviem.

Explique a atividade e entregue.

Torta na Cara

Escolher 6 participantes de cada equipe, são dois participantes por vez, cada um com um prato de “Torta” na mão direita, a mão esquerda para trás, então um responsável pela gincana, fala uma palavra, os participantes tem que cantar uma parte de um louvor que tenha aquela palavra, assim que a palavra for dita, o participante que levantar a mão primeiro, terá o direito de cantar primeiro, se ele errar o ponto vai para equipe adversária, caso o contrário, o participante lambuzará a cara do participante da outra equipe.

Ginástica Bíblica para Jovens

Uma brincadeira super animada. O líder faz algumas perguntas para os jovens, SE FOREM VERDADEIRAS as pessoas concordam seguindo as instruções dada "SE" FOREM FALSAS não sigam as instruções

Exemplo: Se Abel matou Caim levante seu braço direito

Se a Bíblia tem 66 livros mova a cabeça

Se César foi Egípcio fique em pé

Se Ananias foi o ultimo nome de Paulo fique num pé só.
 
E assim você pode fazer várias perguntas relacionadas com várias atividades com o corpo. É uma ótima maneira de começar uma Reunião os jovens descontraindo e movimentando o corpo.

Quebra-Cabeça de Balões

Antes da brincadeira, pegue duas fotos / desenhos / versículos bíblicos, recorte em peças como um quebra-cabeça e coloque as peças dentro de balões. Deixe separado de forma que os balões contendo as peças de cada desenho não se misturem.
Divida o pessoal em dois times. Amarre um balão com barbante no tornozelo de cada um. Cuide para um grupo ficar com as peças de um dos quebra-cabeças, e outro grupo com as peças de outro. No JÁ os participantes tentam estourar os balões dos adversários, pisando neles. O grupo que montar primeiro a foto / desenho / versículo que estava dentro dos balões oponentes, vence.

 Encontre o verso

Material: 1 Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos

Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.

O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".

Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta

Cante contando

Chame os participantes para frente.

Escolha um corinho para eles cantarem (deve ser o mesmo corinho para todos)

Junte uns 30 grãos de feijão (ou qualquer outros grãos). O participante deverá cantar um hino em voz audível para que todos os que estão assistindo escutem e ao mesmo tempo em que canta deverá mentalmente contar os grãos.

Quando terminar de cantar o hino, ele deverá dizer quantos grãos ele contou. O dirigente deverá conferir para ver se realmente tem a quantidade que ele disse. Se não tiver a mesma quantidade, ele está fora.

Aquele que no final tiver contado mais grãos este será o vencedor.

OBJETIVO: Mostrar como difícil é servir a dois senhores

CAÇA VERSICULO DE CEGO

Convide três duplas e peça para levarem a Bíblia para frente, sente uma pessoa de cada par em uma cadeira com a Bíblia na mão. E a outra pessoa do par ficará atrás da cadeira e deverá tapar o olho da que está sentada.

Você dirá uma passagem para a pessoa que está sentada com os olhos tapados procurar, e então a que está atrás irá auxiliá-la a encontrar a passagem, o par que encontrar mais passagens será o vencedor.

Brincadeiras para Festa de Final de Ano

Final de Ano... às vezes vai pintar umas férias, alguns vão viajar... mas legal é fazer uma festinha de confraternização para a galerinha fechar o ano com "CHAVE DE OURO".
Aí vão algumas dicas para alegrar e divertir sua turminha, célula, etc.
 
Amigo “X” ou secreto – O jogo começa quando cada participante sorteia um papel onde nele estará escrito o nome de um outro participante e vice-versa. O grande lance é guardar segredo sobre o sorteado.
No dia marcado para a troca dos presentes, através de dicas sobre as qualidades, os defeitos, a personalidade e o estereótipo da pessoa, os outros participantes tentam adivinhar quem foi o sorteado. A troca de presentes acontece e a brincadeira prossegue.
 
Amigo Super Secreto - Cada pessoa inventa um nome bem esquisito - Escolástica, por exemplo - para a pessoa que tirou. Depois vai dando dicas de como ela é, até a própria "Escolástica" se reconhecer e receber o presente.
 
Amigo Pseudônimo - cada um dos participantes escolhe um pseudônimo e escreve em um papelzinho. Então, cada um tira um, como no convencional. O divertido é ter de pensar em um presente para alguém que você apenas imagina ser.
 
Amigo-Animal - Faça uma lista com muitos animais (o suficiente para cada participante da brincadeira poder escolher um). Ao invés de sortear os nomes dos participantes, sorteiam os nomes dos animais. Ninguém saberá quem tirou até o final da brincadeira, ou seja, no dia da “revelação”. Por isso é necessário haver uma caixinha para trocar bilhetinhos para cada “animal” dar dicas do que quer ganhar. No dia da revelação ao invés de dizer as características do amigo, se diz as características do bicho. Aí são duas surpresas.
 
Bingo de Utilidades - Pedir que cada um leve no dia da confraternização um brinde unissex, tipo 1,99, daí aparecem agendas, porta retratos, canecas comemorativas, pacote de bala ou bombom e muitas outras coisas. Compre cartelas de bingo e distribua para os participantes, use feijão ou milho para marcar. Todos se divertem e ganham alguma coisa. (alguns levam penca de banana embrulhada ou abacaxi, coisas engraçadas)
 
Palavra chave – Escolha um texto com uma mensagem ou ilustração para a data. Anuncie uma palavra chave, e explique que toda vez que ela for pronunciada durante a leitura, o presente deve ser passado à pessoa da esquerda. A primeira pessoa recebe e o narrador inicia a leitura dando ênfase quando a palavra chave aparecer. Quando terminar quem parar com presente fica com ele.
 
Presente Surpresa - Compre uma caixa bem linda e coloque bombons dentro dela, tampe-a e coloque um laço, escolha uma das pessoas da festa e diga:

Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu.

(Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada).

A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.

Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar meiga.

A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais extrovertida.
Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais inteligente.

A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.

Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.

Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.

Alegria, pessoas como você contagiam de forma surpreendente, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.

A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.

Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.

O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns, Com muita paz, abra o presente e compartilhe com todos que aqui estão e deseje-lhes muita paz, força e união.

Amigo da onça - Todos ganham presentes, mas você é quem decide se fica com o presente que escolheu ou se troca. Cada pessoa compra uma lembrancinha unissex (podem ser coisas para a casa, objetos de decoração, chocolate, entre outros). Na hora da revelação, cada um sorteia um papelzinho numerado, de acordo com a quantidade de participantes. Então, o que tirou o número 1 começa a brincadeira. Ele escolhe um dos presentes disponíveis, que estão embrulhados e à vista de todos em uma mesa (ou uma cesta). Mesmo se não tiver gostado do que tirou, ele precisa ficar com o objeto. Então, o segundo escolhe o presente - que pode ser um dos que está fechado ou aquele tirado pelo número 1. Os participantes vão na seqüência, sempre obedecendo à ordem e à regra - quem quiser, pode escolher o presente de outro participante (que é obrigado a entregar o objeto).
O mais engraçado da brincadeira é quando há um presente muito disputado, que passa de mão em mão. Todos participam e se divertem, mas vale explicar que, provavelmente, o presente escolhido poderá ser “trocado” no decorrer do amigo-secreto... Não se esqueça de caprichar no embrulho e “disfarçar” bem o objeto (é mais divertido ver a cara de surpresa das pessoas).
 
Caixinha de Surpresas
1. Prepara-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem. Escolha tarefas como: imitar um gato, pular como um sapo, imitar um macaco, pular numa perna só, etc...
2. Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3. A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que pare subitamente.
4. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música para, deverá tirar da caixinha um papel e executar a tarefa prescrita.
5. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.

Autografo – Faça uma lista de descrições para cada participante, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna. Dê o tempo de uma música.

01. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;
02. Alguém que viva numa casa de dois andares;
03. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
04. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
05. Alguém que use óculos;
06. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua;
07. Alguém que goste de verde-abacate;
08. Alguém que tenha a mesma idade que você;
09. Alguém que esteja de meias azuis;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (colocar qual?).
Webmaster: montesiao@montesiao.pro.br

DINÂMICAS PARA NAMORADOS

Autor: Élida Patrícia Souza
Tema: Dia dos Namorados ou encontro de casais
Sinopse: Dinâmicas para dia dos namorados ou encontro de casais.

1. Sobre o Amor

OBJETIVO: Interagir através da música, aproximar o grupo de casais utilizando o canto como instrumento.

NARRADOR: (pode ser um jovem ou outro alguém que tenha uma voz bem legal, que consiga conduzir o grupo de uma forma bem dinâmica e divertida através da fala).
O poeta diz que o amor, quando desabrocha é tal qual uma avalanche que devora quem está descuidado...
Porém, o poeta também fala que, estar apaixonado, enamorado, esquecer de si mesmo, é mergulhar na aventura da paixão sem censura e sem pudor.
Enamorar-se é equilibrar a razão e permitir que a emoção borbulhe incessantemente, povoando a mente até desvendar o torturante fantástico enigma do amor e da paixão.
Dizem que a música é uma excelente terapia e antídoto para toda mazela que há.

E VOCÊ QUE ESTE AÍ PARADO... deixando que a química do amor e da paixão desfaleça, ACORDE! Surpreenda-se e declare-se apaixonadamente por uma causa, por um sonho, por alguém. Quem sabe, pela vida mesmo.

Cante: “NÃO ESTOU DISPOSTO A ESQUECER SEU ROSTO DE VEZ E ACHO QUE É TÃO NORMAL. DIZEM QUEM SOU LOUCO POR EU TER UM GOSTO ASSIM, GOSTAR DE QUEM NÃO GOSTA DE MIM. JOGUE SUAS MÃOS PARA O CÉU E AGRADEÇA SE ACASO TIVER, ALGUÉM QUE VOCÊ GOSTARIA QUE ESTIVESSE SEMPRE COM VOCÊ NA RUA, NA CHUVA, NA FAZENDA, OU NUMA CASINHA DE SAPÊ”

Quem bom heim? Porque não deixar a delicadeza de lado e cantar para alguém que você deseja tanto e não tem coragem de dizer ou simplesmente cantar para um amigo que você quer homenagear. “AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO, MESMO QUE O TEMPO E A DISTÂNCIA DIGAM NÃO, MESMO ESQUECENDO A CANÇÃO O QUE IMPORTA É OUVIR A VOZ QUE VEM DO CORAÇÃO...”

Daí meus caros, o amor vinga e a paixão vinga e tudo vinga de fato... daí você poderá surpreender-se e declarar “...EU TENHO TANTO PRA LHE FALAR, MAS COM PALAVRAS NÃO SEI DIZER, COMO E GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ... E NÃO HÁ NADA, PRÁ COMPARAR, PARA PODER LHE EXPLICAR COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ”

E você aos poucos se percebe que vai ficando abobalhado paralisando-se e continua passageiro das assas da emoção e canta: “QUISERA SER UM PEIXE, PRA EM TEU LÍMPIDO AQUÁRIO MERGULHAR, FAZER BORBULHAS DE AMOR PRA TE ENCANTAR. PASSAR A NOITE EM CLARO DENTRO DE TI, UM PEIXE, PARA ENFEITAR DE CORAIS TUA CINTURA, FAZER BORBULHAS DE AMOR A LUZ DA LUA...”

E olhe... “cuide-se não deixe sua paixão escorregar entre seus dedos. Quem não gosta de experimentar o sentimento de pertencer? alguém poderia cantar: “PORQUE VOCÊ ME DEIXA TÃO SOLTO, PORQUE VOCÊ NÃO COLA EM MIM, TO ME SENTINDO MUITO SOZINHO. QUANDO A GENTE GOSTA É CLARO QUE A GENTE CUIDA, FALA QUE AMA SÓ QUE E DA BOCA PARA FORA, OU VOCÊ ME AMA OU NÃO ESTA MADURO, ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA...”

Mas também não se estresse. Se você está no estágio de entusiasmar-se pelo amor, pela paixão, pense melhor e procure alcançar os sonhos dos poetas, conte com os artistas: “VIVER É NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ, CANTAR E CANTAR E CANTAR A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ, EU SEI QUE A VIDA DEVIA SER BEM MELHOR E SERÁ, MAS ISSO NÃO IMPEDE QUE EU REPITA, É BONITA, É BONITA E É BONITA”.

E aí sem escrúpulos, ultrapasse as barreiras do impossível, porque estas não existem e cantem para a vida: “DEIXA EU DIZER QUE TE AMO, DEIXA EU GOSTAR DE VOCÊ, ISSO ME ACALMA ME ACOLHE A ALMA, ISSO ME AJUDA A VIVER. HOJE CONTEI PRAS PAREDES COISAS DO MEU CORAÇÃO, PASSEI NO TEMPO, CAMINHEI NAS HORAS, MAS DO QUE PASSA É A PAIXÃO, É O ESPELHO SEM RAZÃO, QUE É AMOR FIQUE AQUI.”

E então você verá que: “NADA DO QUE FOI SERÁ, DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA, TUDO PASSA, TUDO SEMPRE PASSARÁ. A VIDA VEM EM ONDAS COMO UM MAR, NUM INDO E VINDO INFINITO. TUDO QUE SE VÊ NÃO É, IGUAL AO QUE A GENTE VIU HÁ UM SEGUNDO, TUDO MUDA O TEMPO TODO, NO MUNDO, NÃO ADIANTA FUGIR, NEM MENTIR, PRA SI MESMO AGORA, HÁ TANTA VIDA LÁ FORA, AQUI DENTRO SEMPRE. COMO UMA ONDA NO MAR, COMO UMA ONDA NO MAR, COMO UMA ONDA NO MAR”.

OBSERVAÇÃO:
Acompanhamento musical: teclado
Se for possível colocar as letras em slides para os casais acompanhar.



2. PRÁ FRENTE E PARA TRÁS

OBJETIVO: Quebra-gelo para o Dia dos Namorados, ou encontro de casais

MATERIAS UTILIZADOS: Cadeiras e Prêmio para estimular a brincadeira.

PREPARAÇÃO: Organize as cadeiras em fileiras, colocando um número maior de cadeiras do que números de participantes; Todos os participantes devem se sentar nas fileiras centrais, por exemplo, formando uma “linha de partida”; Devem ser dispostas várias fileiras de cadeiras vazias à frente da “linha de partida” e várias fileiras de cadeiras também vazias a atrás da “linha de partida”.
Os participantes devem ocupar as fileiras centrais de cadeiras. Deve ser ocupada uma cadeira por pessoa, depois que todos os participantes estiverem sentados corretamente nas fileiras centrais, todos um ao lado do outro, então leia as instruções para os participantes seguirem.
Quando um participante for se mover, para frente ou para trás, e se alguém estiver ocupando essa cadeira à frente ou à atrás, deverá se sentar ao lado dessa pessoa, ou ficar em pé ao lado. Várias pessoas poderão ficar “aglomeradas” numa mesma cadeira dependendo do número de participantes e do número de fileiras de cadeiras ocupadas.
Vence a primeira pessoas que chegar na primeira fileira da frente.

Lista de ações relacionadas com o dia dos namorados e dia a dia do casal que serão lidas para dá sequência ao jogo.

É uma sugestão de lista de perguntas, você poderá reformulá-las. É aconselhável que você tenha um número bem maior de perguntas sob risco de, esgotarem-se as perguntas e a dinâmica não estar encerrada.

1. “Se você estiver usando alguma peça de roupa vermelha, avance uma cadeira”
2. “Se você estiver com alguma parte da roupa na cor preta, mova-se para três cadeiras atrás”
3. “Se seu aniversário for no mês de junho, avance uma cadeira.”
4. “Se você não comprou para seu amado algo para dia dos namorados, mova-se duas cadeiras atrás.”
5. “Se você disse “eu o amo” para alguém hoje, avance duas cadeiras.”
6. ” Se seu amado tiver um hábito que o irrita, mova-se uma cadeira atrás.
7. ” Se você já cantou uma serenata a seu amado, avance 1 cadeira.”
8. “Se você não entregou um cartão dos Dias volte duas cadeiras.”
9. ” Se você alguma vez comprou ou recebeu uma rosa vermelha no Dia dos Namorados, avance uma cadeira “.
10. ” Se você nunca desfrutou de um jantar à luz de vela no Dia dos Namorado mova-se uma cadeira para trás “.
11. ” Se você alguma vez esqueceu de celebrar o Dia dos Namorado volte atrás uma cadeira “.
12. ” Se você tem uma canção especial que lembra o seu namoro ou casamento, avance adiante 1 cadeira “.
13. ” Se você alguma vez ficou envergonhado (a) no dia de Namorado, mova-se uma cadeira para trás.
14. ” Se você sempre recebeu rosas ou um presente no dia dos namorados, avance uma cadeira “.
15. ” Se seu carro quebrou no dia dos namorados, mova-se 1 cadeira atrás.
16. ” Se você alguma vez chamou seu amado (a) pelo nome errado, volte 2 cadeiras “.
17. ” Se você alguma vez enviou anonimamente flores para seu amado (a), avance 1 cadeira “.
18. ” Se você alguma vez deixou para seu amado (a) uma mensagem de amor na secretária eletrônica, avance uma cadeira “.
19. ” Se você alguma vez enviou adiante o amado (a) um SMS (mensagem de texto no celular), avance uma cadeira “.
20. ” Se você alguma vez comprou para seu amado (a) um artigo de roupa que era muito pequena ou muito grande, volte uma cadeira “.
21. ” Se você se envergonha de beijar seu amado (a), volte para trás uma cadeira “.
22. ” Se você segura mãos do seu amado (a) em local público, avance uma cadeira “.
23. ” Se você gosta de fazer coisas para alguém para mostrar que você o ama, avance uma cadeira “.
24. ” Se você alguma vez recebeu uma chamada telefônica de um ex-namorado depois que casou com seu amado, volte atrás duas cadeiras “.
25. ” Se você sempre esquece datas importantes relacionadas ao casal, volte uma cadeira “.
26. ” Se você alguma vez recusou atender o telefone depois de uma discussão com seu amado, mova-se uma cadeira para atrás.
27. ” Se você alguma vez ficou ofendido com o odor do corpo de seu amado (a), avance uma cadeira “.
28. ” Se você gosta de dar presentes para mostrar para alguém que você os ama, avance uma cadeira “.
29. ” Se você já beijou na boca seu amado (a) sem escovar os dentes, avance uma cadeira.
30. ” Se você já usou uma roupa especial no dia dos Namorado avance uma cadeira “.
Reflexão:
Quais aspectos avançaram na sua relação?
Quais aspectos retrocederam?
Reflita sobre o ano anterior, você avançou em seu namoro ou relacionamento conjugal ou retrocedeu?
Como você mede o progresso do seu relacionamento?
Alguns relacionamento são como esta dinâmica - ora avança, ora retrocede - o seu relacionamento é assim?



3. UM COLINHO PRÁ VOCÊ

Colocam-se as cadeiras no centro da sala, em círculo, com um pouco de espaço entre elas. As cadeiras devem corresponder ao mesmo número de namoradas ou esposas presentes. As esposas e as namoradas deverão sentar nas cadeiras, e ao som de uma música os respectivos namorados e esposos deverão dançar em volta das cadeiras. Em um certo momento, pára-se a música, e os esposos deverão sentar no colo de suas namoradas e esposas. O último que conseguir sentar sai da brincadeira, carregando sua namorada ou esposa no colo. Retira-se uma cadeira e a brincadeira continua, saindo sempre o último que conseguir se sentar.
Quando restarem umas 4 ou 5 namoradas ou esposas em suas cadeiras, pode-se aumentar ainda mais o espaço entre elas, de modo a dificultar a chegada do seu namorado ou esposo até ela.



4. DINÂMICAS DAS FRUTAS

Organizar um círculo com umas 20 cadeiras (para 10 casais), ou conforme o número de casais presentes. Os casais deverão sentar nas cadeiras, mas não juntos. Namorados e namoradas, esposo e esposa ficam longe um do outro.
O dirigente dá o nome de uma fruta a cada casal. Por exemplo: O casal Souza serão laranjas, o casal Araújo serão melancias, o casal Freitas serão uvas,e assim por diante, cada casal recebendo um nome de fruta.
O dirigente avisa que ao sinal do apito, os casais que tiverem o nome da fruta mencionada deverão levantar-se, dar um abraço e um beijo em seu namorado ou esposo e voltar aos seus lugares. Deve-se fazer a experiência uma vez.
Agora o dirigente dirá o nome de duas frutas, os casais se levantarão, darão um abraço e um beijo e voltarão para seus lugares. Inicia-se então a brincadeira. O dirigente diz os nomes de duas frutas, os dois casais se levantam e, enquanto se beijam e se abraçam, o dirigente ocupa uma das cadeiras que ficou vazia. Ao voltar para seus lugares, uma das pessoas não poderá se assentar e então esse casal sai da brincadeira. Retiram-se duas cadeiras, e assim continua a brincadeira até que somente um casal consiga lugar.



5. CINDERELA

1º Passo: explicar a atividade para as namoradas e esposas, enquanto os namorados e esposos estão virados para outro lado, a fim de não ver a orientação dada pelo dirigente da atividade.
2º Passo: pede-se para elas tirarem seus sapatos e amontoá-los num canto da sala. Misturam-se todos os sapatos femininos, de modo que os pares não fiquem juntos.
3º Passo: organize as cadeiras em fileira, de modo que fiquem uma ao lado da outra, para que todas as namoradas e esposas participantes possam se sentar.
4º Passo: à ordem do dirigente, os namorados e esposos deverão encontrar o par de sapatos de sua namorada ou esposa, a fim de calçá-lo nela.
A esposa não pode dizer ao esposo se o sapato que ele trouxer não for o dela. O primeiro namorado e esposo a calçar a sua namorada ou esposa com seus próprios pares de sapato ganha a brincadeira.
Encerra-se a brincadeira com a namorada ou esposa vencedora recompensando seu namorado ou esposo com um beijo, um abraço ou uma declaração de amor.




6. DINÂMICA DO COMPLEMENTO

Cada casal receberá duas frases que se complementem, eles não poderão ver a frase um do outro. Ao sinal do dirigente os casais deverão se separar, andando individualmente no espaço proposto. Depois de separados todos formam um círculo, cujos os casais deverão está longe um do outro. Inicia-se a atividade com uma pessoa anunciando a sua frase cor1 (conforme planilha abaixo), na qual, o seu par irá ler a frase na cor2, que responderá complementando a sua frase, no momento de ler e responder o casal deverá se encontrar no centro do círculo, para abraçar e beijar o seu companheiro.
Assim que todos lerem e encontrarem seus pares pode-se pedir para que um casal faça um comentário sobre a importância de um complementar o outro.

SEGUE FRASES...



COR 1
COR 2
1.
EU SOU UM PÉ SEM SAPATO
1.
EU SOU O SAPATO SO SEU PÉ
2.
EU SOU UM JARDIM SEM FLORES
2.
EU SOU AS FLORES DO SEU JARDIM
3.
EU SOU UM CÉU SEM ESTRELAS
3.
EU SOU AS ESTRELAS DO SEU CÉU
4.
EU SOU UMA SAIA SEM ELÁSTICO
4.
EU SOU O ELÁSTICO DA SUA SAIA
5.
EU SOU UM ÓCULOS SEM LENTES
5.
EU SOU AS LENTES DO SEU ÓCULOS
6.
EU SOU UMA FLORESTA SEM ÁRVORES
6.
EU SOU AS ÁRVORES DA SUA FLORESTA
7.
EU SOU UM PÃO SEM MANTEIGA
7.
EU SOU A MANTEIGA DO SEU PÃO
8.
EU SOU UM DESERTO SEM OÁSIS
8.
EU SOU O OÁSIS DO SEU DESERTO
9.
EU SOU UMA XÍCARA SEM ASA
9.
EU SOU A ASA DA SUA XÍCARA
10.
EU SOU UMA CALÇA SEM ZIPER
10.
EU SOU O ZÍPER DA SUA CALÇA
11.
EU SOU UMA ROSA SEM PÉTALAS
11.
EU SOU AS PÉTALAS DA SUA ROSA
12.
EU SOU UMA BANDA SEM MÚSICO
12.
EU SOU O MÚSICO DA SUA BANDA
13.
EU SOU UMA ÁRVORE SEM FRUTOS
13.
EU SOU OS FRUTOS DA SUA ÁRVORE
14.
EU SOU UM QUEIJO SEM GOIABADA
14.
EU SOU A GOIABADA DO SEU QUEIJO
15.
EU SOU UMA PLANTA SEM ÁGUA
15.
EU SOU A AGUA DA SUA PLANTA
16.
EU SOU UM CAFÉ SEM LEITE
16.
EU SOU O LEITE DO SEU CAFÉ
17.
EU SOU UMA MANHÃ SEM SOL
17.
EU SOU O SOL DA SUA MANHÃ
18.
EU SOU UM AÇAI SEM GRANOLA
18.
EU SOU A GRANOLA DO SEU AÇAI
19.
EU SOU UMA NOITE SEM LUA
19.
EU SOU A LUA DA SUA NOITE
20.
EU SOU UMA CAMISA SEM BOTÃO
20.
EU SOU O BOTÃO DA SUA CAMISA
21.
EU SOU UM TÊNIS SEM MEIA
21.
EU SOU A MEIA DO SEU TENIS
22.
EU SOU O SORVETE SEM CASQUINHA
22.
EU SOU A CASQUINHA DO SEU SORVETE
23.
EU SOU O CALDO SEM PIMENTA
23.
EU SOU A PIMENTA DO SEU CALDO
24.
EU SOU A ABELHA SEM O MEL
24.
EU SOU O MEL DA SUA ABELHA
25.
EU SOU O TRAVESSEIRO SEM A FRONHA
25.
EU SOU A FRONHA DO SEU TRAVESSEIRO
26.
EU SOU O COLCHÃO SEM ESPUMA
26.
EU SOU A ESPUMA DO SEU COLCHÃO
27.
EU SOU O BONÉ SEM ABA
27.
EU SOU A ABA DO SEU BONÉ
28.
EU SOU O MAR SEM ONDAS
28.
EU SOU AS ONDAS DO SEU MAR
29.
EU SOU O RIO SEM CACHOEIRAS
29.
EU SOU A CACHOEIRA DO SEU RIO
30.
EU SOU UM CALDEIRÃO SEM TAMPA
30.
EU SOU A TAMPA DO SEU CALDEIRÃO

(ORIENTAÇÃO: uma namorada pode receber uma frase na cor cinza e o seu namorado receber na cor amarelo, outro casal pode receber: namorada – amarelo e o namorado – cinza, e a assim vice e versa, a fim de que todos possam ser complementos, sendo uma hora o homem, outra hora a mulher).

BASQUETINHO

Objetivo do Jogo: Fazer o maior número possível de pontos em um determinado tempo através da conversão de cestas. Propósito: Compartilhar de um objetivo comum, oferecendo oportunidade para a construção de estratégias para alcançá-lo. Este jogo permite encaminhar reflexões, procurando resgatar valores humanos como: união do grupo em torno de um objetivo comum; respeito pela dignidade das duas funções (arremessadores e recolhedores) no todo do grupo; comunicação para delineamento de estratégias; flexibilidade e abertura nas discussões; criatividade para a construção de estratégias satisfatórias; disponibilidade e coragem para vencer desafios e ir além do imaginado; honestidade e ética no cumprimento das regras. Recursos: espaço físico de ao menos 7x7m; 4 ou 5 cestas de diâmetros e alturas diferentes (caixas de papelão, cestos de lixo, baldes, etc); 90 bolas (pingue-pongue, frescobol, plástico); fita crepe, giz ou algo para demarcar o espaço do jogo; flip chart, quadro branco, lousa ou chão para marcar os pontos. Número de Participantes: O jogo está estruturado para 30 pessoas, mas quanto mais pessoas, mais divertido. Duração: Entre a explicação e a realização do jogo, cerca de 25 minutos. O momento da reflexão fica atrelado ao público e ao propósito do jogo. Pode ser desde um comentário de 10 minutos até uma discussão de 30 minutos sobre questões como trabalho em grupo, estratégias, lideranças, cooperação, etc. Descrição: Demarcar um quadrado de cerca de 7x7m onde as cestas serão distribuídas. As cestas corresponderão a pontos de acordo com o grau de dificuldade de acerto (por exemplo cestas mais difíceis de se acertar valem 200 pontos, 50 para as intermediárias e 10 pontos para as fáceis). Na parte interna das linhas não é permitido entrar para fazer cestas nem para recolher as bolas. Os participantes dividem-se em arremessadores, de um lado, e recolhedores de bolas, do outro. Iniciado o jogo, os arremessadores lançam as bolas em direção às cestas, enquanto os recolhedores apanham as bolas que não entraram nas cestas e as devolvem aos arremessadores. Recolhedores não podem fazer cesta. Ao final do tempo de jogo são contados os pontos marcados pelo grupo. O tempo de jogo é de 1 minuto, podendo ser jogado em 2 tempos, ou quantos mais interessar ao educador e aos jogadores. No intervalo dos tempos pode haver troca de funções entre arremessadores e recolhedores.Dicas: Este jogo é bem divertido e motiva bastante de crianças a maior-idade. Pode estar presente em uma aula de Educação Física, treinamento de gestão de pessoas ou festa de aniversário. O tempo, espaço, número e tipo de bolas, os pontos, objetivo específico, número de participantes podem variar de acordo com o público do jogo. O educador pode deixar os jogadores organizarem-se e aproveitar isto como forma de reflexão sobre como o grupo está se relacionando. Este jogo pode ser usado como introdução à discussão sobre trabalho em grupo, assim como pode ser usado para aprofundar e aprimorar o relacionamento das pessoas. O educador deve estar atento às manifestações dos participantes para poder encaminhar as discussões e aproveitar os acontecimentos como ganchos de reflexão. O objetivo é melhorar a pontuação a cada tempo de jogo. Caso isto não aconteça, o educador deve ter o cuidado de auxiliar o grupo a entender a razão da queda no desempenho procurando motivar os participantes a reorganizarem-se para uma próxima tentativa. Ao invés de desmotivar, esse resultado pode ser rico para uma reflexão. Que tal arriscar acertar umas cestas? Lá vai a primeira bola...Viva!!! Acertamos! 50 pontos!

CAIXA DE SEGREDOS

O educador coloca uma caixa fechada, como uma urna com o seguinte cartaz na frente: "Você acha certo duas pessoas da mesma seção namorarem ? (ou qualquer outra pergunta dentro do assunto que deseja que seja desenvolvido) Dê sua opinião ou faça uma pergunta." Como os jovens podem ficar envergonhados, além do estímulo por parte do educador, eles já podem ter elaborado algumas perguntas, questões que já estejam dentro da caixa. Após todos escreverem, a urna é aberta e discute-se os comentários e perguntas feitas. Local: silencioso Material: urna, papel, canetas.

CABO DA PAZ

Objetivo: Estimular a participação de todos os componentes do grupo de forma cooperativa; desenvolver o autocontrole para atuação em equipe; perceber o que vem a ser "espírito de equipe". Desenvolvimento: Divida o grupo em duas equipes. Demarque um círculo de aproximadamente 60cm de diâmetro e posicione-se no centro do círculo. Divida as equipes, uma a direita, outra à esquerda. A tarefa das equipes é puxar a corda como em um cabo de guerra até o saco arrebentar e liberar a surpresa no centro do círculo. Se o conteúdo do saco cair fora do círculo, todo o conteúdo do saco será do educador. Material: cordas grandes; 01 saco plástico preto ou de qualquer outra cor opaca (não serve transparente); Bombons, balas ou qualquer outra prenda em igual número ao de participantes.

Somos todos vencedores

Marcar uma pequena área no chão com uma cor ou um contorno. Esta área é uma ilha e os participantes são nadadores que precisam alcançá-la para serem salvos. O objetivo do jogo é encontrar uma solução que permita salvar o maior número possível de nadadores e, para isso, é necessário que nenhuma parte do seu corpo esteja na água. Com um giz pode-se ir reduzindo a área correspondente à ilha e ir repetindo o jogo.

PUZZLE DA PAZ

Pedir ao grupo para pintar um grande cartaz em cartão ou cartolina, sobre o tema "Paz", que poderá ter vários metros de comprimento. Cortar este cartaz em pedaços, de forma a criar um puzzle de peças grandes. Colar um pouco de fita de velcro detrás de cada uma destas peças. Depois das peças serem baralhadas e distribuídas pelos participantes, pede-se para que estes as disponham numa superfície coberta de tecido (onde as peças adiram), de modo a completar corretamente o cartaz.

gincana - SEGUINDO O CHEFE

Divida a turma em grupos de cinco educandos, colocando-os sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e um lápis, sendo que cada educando só poderá fazer uma ação de cada vez, passando em seguida o lápis para outro participante (exemplo: faz um traço, para e a próxima ação é de outro educando). Os educandos terão também de obedecer as seguintes características individuais: Educando 1 - é cego e só tem o braço direito; Educando 2 - é cego e só tem o braço esquerdo; Educando 3 - é cego e surdo; Educando 4 - é cego e mudo; Educando 5 - não tem os braços. A tarefa de desenhar o barco deve ser feita em cinco minutos. Após, o educador deve debater as dificuldades encontradas, os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

04. PULO GIGANTE - Dois jogadores têm de trazer duas cadeiras até uma linha de meta, que dista vários metros do ponto de partida, sem que coloquem nem as mãos nem os pés no chão. Uma hipótese de resolver a situação é saltitar ruidosamente cada um deles em sua cadeira. Outra, é encontrarem uma estratégia cooperativa, deslocando-se sobre as cadeiras (avançam uma cadeira, passam os dois para cima desta, etc). O jogo pode ser repetido aumentando o número de jogadores e de cadeiras.

05. ILHA DESERTA - Os participantes formam uma roda, pondo-se de pé em cima de cadeiras ou bancos. Estes representam ilhas desertas no meio do oceano. Informa-se os jogadores que o objetivo é disporem-se segundo a ordem alfabética dos seus primeiros nomes, a partir de um ponto da roda. No entanto a deslocação de uma ilha para a outra tem uma regra: aquele oceano tem tubarões e outros animais marinhos perigosos, pelo que ninguém deve tocar no chão.

gincana - autografos

Cada educando recebe uma folha de papel em que deverá, ao sinal de comando do educador, conseguir o maior número de autógrafos de seus colegas, no tempo de 1 (um) minuto. Não vale autógrafo repetido. Após esse minuto, o educador solicita que os educandos identifiquem os fatores que dificultam a realização do objetivo do jogo (conseguir os autógrafos dos colegas). Depois desse debate, inicia o segundo tempo, dando mais 1 (um) minuto para que os educandos coletem os autógrafos, mas antes de iniciar o segundo tempo, solicita que todos parem para pensar juntos. No final, questiona sobre os fatores que facilitam o jogo. A comparação dos fatores, os que dificultam e os que facilitam, mostrará que o grupo iniciou a tarefa em conflito e depois, utilizando a cooperação, conseguiu realizar a tarefa.