versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

quarta-feira, 2 de março de 2011

UMA AMIZADE MUITO ESPECIAL

CONHEÇA MAIS: II Samuel 4:4; 9: 6-13.
OBJETIVO: Desenvolver o conceito da importância da verdadeira amizade.
DISPOR DE: Um par de muletas ou uma cadeira de rodas.
ATIVIDADE DINÂMICA: Mostrar uma muleta ou a cadeira de rodas e perguntar às
crianças para que servem.
HISTÓRIA:
Era um jovem aleijado. Quando tinha apenas cinco anos; da mesma
idade que (mencionar nome de uma criança que está presente.), umas
pessoas inimigas de seu pai quiseram fazer mal ao menino. A ama que
ajudava a sua mamãe, para protegê-lo, correu com ele, mas infelizmente,
ele caiu de seus braços, e assim o menino fi cou doente das pernas. Não
podia fi car em pé, nem caminhar como as demais crianças.
Em conversa com sua ama, ele perguntava: Que vai acontecer comigo,
quando eu crescer e não mais tiver você ao meu lado? Quem vai cuidar
de mim? Ama, algum dia eu vou me casar? Eu irei estudar longe? Ela lhe
dizia que ele era fi lho de Deus, e que Deus sempre cuidava de Seus fi lhos.
Ele não o desampararia, e mais ainda, se o menino era inválido.
Quando era hora de dormir, a ama de Mefi bosete contava histórias
sobre seu pai. Um general do exército que se chamava Jônatas, fi lho do
rei Saul. Ali aprendeu que a coisa mais especial que aconteceu na vida de
seu pai, foi que ele teve um amigo extraordinário.
Quando chegava a noite, Mefi bosete dizia: Ama! Ama! Conte-me outra
vez a história que eu gosto! E ela se encostava ao lado do menino, enquanto
acariciava seus cabelos, relembrava a história que ele mais gostava de ouvir.
A ama lhe dizia: Quando Jônatas, seu pai e Davi se conheceram, ele logo
percebeu que Davi era um jovem mui amável. Ele se portava educadamente na
casa do rei, e isso lhe agradou tanto que ele lhe deu lindos presentes. A partir
desse momento, foram tão amigos que passavam muito tempo em companhia
um do outro. Jônatas sempre se preocupava, para que seu amigo não sofresse
algum risco de vida. Ele acreditava que sua amizade duraria para sempre. Eles se
amavam muito. Eram fi éis um ao outro e se tornaram os melhores amigos.
O tempo passou. O pai de Mefi bosete já havia morrido, quando ele ainda
era pequeno. Havia muita gente que queria prejudicar esse homem. Ele continuava
dependendo dos demais para poder ir de um lado para o outro. Vocês
lembram do problema de Mefi bosete? Muito bem! Ele era aleijado.
Em meio a essa situação, apareceu o antigo amigo do pai de Mefi bosete,
Davi. Agora Davi era uma pessoa muito, mas muito importante. Era o
rei de Israel, rei de uma grande nação. E, ao se encontrarem, este jovem
desamparado, Mefi bosete fez uma reverência, dizendo ao rei: “Aqui está
o teu servo”, como um sinal de humildade. O rei Davi lhe disse: Tu és o
fi lho do meu melhor amigo; não tenha medo, porque eu desejo ser bom
para você, por amor do seu pai Jônatas e, mesmo que ele não esteja aqui,
a minha casa será a sua casa. Jamais lhe faltará nada. Eu ordenarei que
ninguém lhe faça mal. Seu pai foi o meu melhor amigo, portanto você será
uma das pessoas mais importantes em meu palácio.
Todos os dias você comerá em minha mesa e jamais lhe deixarei. Os
olhos de Mefi bosete se encheram de lágrimas e ele se lembrou das histórias
que sua ama lhe contava, quando ainda era pequeno, assim como
são vocês. A amizade de seu pai permitiu que este jovem fosse atendido
no palácio do rei.
APELO: Assim como Mefi bosete, nós, algum dia viveremos no palácio
do Rei do Universo, graças a nossa amizade com Jesus. Vocês querem
viver nesse palácio?
ORAÇÃO: Que uma criança (previamente avisada) ore, agradecendo a Deus,
porque em breve vamos poder comer na mesa do Rei do Universo.

fonte: ADORAÇÃO INFANTIL 2007

Um comentário: