versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar... Proverbios 22:6 a

segunda-feira, 7 de março de 2011

MINISTRANDO AOS PEQUENINOS

Decida um formato.
Ter um pouco de rotina é bom, pois ajuda as crianças a se sentirem à vontade, mas você não
precisa ser rígido: pequenas mudanças na rotina, variações nas atividades, uma data especial,
tudo isso gera curiosidade e prazer.
Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:
1. Cumprimentos: diga Boa Noite! E cumprimente as crianças pelo nome, sorria, demonstre
prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente',
para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor
favorita". Ou você pode ter um quadro com os nomes de todas as crianças e assim que elas
chegam elas colam um adesivo.
2. Música: intercale cânticos conhecidos com outros novos (se você só usa
cânticos novos, as crianças se sentem frustradas; se você usa cantos que elas já
conhecem e podem participar e ensina um ou dois novos, é mais interativo). Os
cânticos podem ser relacionados com o tema do dia ou do mês.
3. Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: às vezes
um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram em voz alta. Faça orações em círculo, de mãos
dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.
4. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa...
5. Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das
crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da
pesca maravilhosa)
6. Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e
atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar
o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que vo cê apresentar o tema, dê
uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo.
Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.
7. Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade as crianças de
recontar a história nas suas próprias palavras ou de responder ao tema com expressão artística.
Atividades:
Cabe ao professor preparar a folha de atividades para cada história a ser aprendida.
O desenho deve sempre estar relacionado com a história.
O desenho deve ser grande e sem muitos detalhes.
Tenha sempre folhas o suficiente para todas as crianças.
Coloque sempre o nome da criança, e a data. (Estas folhas irão para a pasta individual de
cada criança para as reuniões com os pais).
Distribua as folhas, o lápis de cor, (ou giz de cera, etc.).
Ao som da musica aprendida nesta noite, eles estarão pintando o desenho.
Recolha as folhas para guardá-las em suas devidas pastas
8. Encerramento: com cântico, oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito
importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e as atividades que
você preparou como às crianças. Cantando: Toda música para crianças deve ser de
linguagem fácil e curta. Musicas longa tendem a ser enjoativas, e geralmente eles não assimilam
palavras inteiras. Cabe ao professor, conhecer bem a musica a ser ensinada. Ensaie em casa.
Aprenda a letra. Invente gestos. Faça caras e bocas se for preciso, isso ajudará a que todos deixem
de ser tímidos e louvem ao Senhor. Cabe ao professor, preparar de antemão um aparelho de som,
ou rádio-gravador, caso seja utilizado um CD.
Vergonha e timidez na frente das crianças não funcionarão. Portanto, se vc é tímido (a) ore
ao Senhor para que faça de vc uma pessoa livre para ensinar com excelência. As crianças notam
com facilidade quando vc está inseguro (a) ou tímido (a). Isso é prejudicial ao ensino.
Terminando:
Ao encerrar o Culto Infantil, peça que o “Ajudante do Dia”, recolha as folhas e o material
utilizado (Lápis de cor, por exemplo). Agradeça a criança!
Caso vc tenha entregado o crachá, também devem ser recolhidos.
Coloque todos de pé, de mãos dadas, e pergunte se alguém tem algum pedido especial
para apresentar ao Senhor. Com palavras simples faça a oração. Agradeça a presença de todos.
Faça uma fila para levá-los de volta a igreja. Oriente-os a que não entrem correndo e sim em
ordem.
Retire os nomes do “Quadro de Presença”, guarde-os. Deixe a classe arrumada. Não se
esqueça de fechar a porta.
9. Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. diga que você gostou que elas
vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo sábado/domingo. Quem sabe algumas
vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das
famílias.
? Varie!
• Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
• Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto
(chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
• Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
• Conte a história: usando fantoches; usando flanelografo; usando objetos;
usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
• Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar
a história);
• Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as
crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona
melhor com crianças acima dos 8 anos);
• Promova uma festa, talvez com os pais junto. Convide as crianças para orarem; Dê
diretrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençoe...');
• Envolva as crianças na bênção: tem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te
abencoe" - cada um coloca a Mao sobre a cabeça do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a
mão sobre os ombros do vizinho; "Deus te de a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo
isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direção ao
centro).
• Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais difícil manter a atenção!) ou
para a igreja, ou mesmo para a cozinha .
Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada
encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais
freqüência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.
Divida o trabalho
Faça um "banco de talento" - descubra o que as pessoas que trabalham com o culto infantil
gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são
boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança
que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as
pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade.
Ore, ore, ore...
fonte: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO

Nenhum comentário:

Postar um comentário